São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai bêbado, mãe suicida, amigo traidor

CECÍLIA SAYAD
DA REDAÇÃO

Numa pequena cidade na Irlanda, o pequeno Francie Brady (Eamonn Owens) se vê privado de todas as suas relações.
Sua mãe (Aisiling O'Sullivan) se suicida, seu pai (Stephen Rea, de "Traídos pelo Desejo") se afoga no álcool e seu melhor amigo troca sua companhia pela do menino que Francie mais detesta na vizinhança: Philip Nugent.
O início do enredo do filme "Nó na Garganta", adaptação de Neil Jordan e do escritor Patrick McCabe para as telas do livro homônimo, pode sugerir que se trata de mais uma história sobre as agruras de uma infância infeliz.
Mas o que poderia ser um drama ganha contornos de comédia macabra. Pelo menos essa foi a intenção do diretor irlandês, que definiu seu filme como horror cômico.
Philip Nugent, além de "roubar" o melhor amigo de Francie, tem uma mãe que dá à atribulada família Brady o adjetivo que vai perseguir Francie pelo resto de seus dias: porcos.
Até que ele decide se vingar, de uma forma que faz jus ao apelido e à definição de Neil Jordan.
O cômico sugerido pelo cineasta reside na forma irreverente como a história é narrada. Em tempo: os fatos são mostrados sob a perspectiva do protagonista da história, para quem o adjetivo "louco" seria um elogio.
Dessa forma, um cruel assassinato e uma simples travessura são narrados com o mesmo tom.
Para Francie, conversas com a Virgem Maria (interpretada pela cantora Sinead O'Connor), que vislumbra em seus momentos de solidão, são tão naturais quanto cutucar uma fonte congelada com um pauzinho.
O filme de Neil Jordan procurou, segundo o próprio diretor, ser o mais fiel possível ao livro de McCabe, que o inspirou. O longa estréia nos Estados Unidos em novembro deste ano.
(CS)

Texto Anterior: 'Nó na Garganta' é horror cômico, diz Jordan
Próximo Texto: Arte/Cidade revê ruínas sobre trilhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.