São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Trekkies' é feito para fãs malucos

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

É coisa de maluco. Essa é a primeira idéia que deve passar pela cabeça de quem assistir ao documentário "Trekkies" sobre os fãs da série "Jornada nas Estrelas", criada por Gene Rodenberry.
O documentário mostra as atividades de milhares de fãs da série, que foi ao ar em 1966, pela NBC. As histórias originais duraram três anos. Em 68, quando a emissora ameaçou acabar com "Jornada", a gritaria dos fãs garantiu um ano a mais.
O escândalo era um aviso do que viria. Em 69, a série acabou. Mas os fãs continuaram. Criaram convenções, encontros, livros, um universo paralelo. Essa devoção é o assunto de "Trekkies".
Para o "trekker" faltam novidades. Para quem só lembra que a série tinha um sujeito de orelhas pontudas -o Sr. Spock, da série original-, o documentário é, às vezes, incompreensível.
Produzido por Denise Crosby, atriz na segunda geração da série, o filme tem cenas monótonas de convenções. O melhor são histórias dos fãs, como a de um consultório de dentista onde os profissionais usam o uniforme dos personagens. Há um homem que tenta, sem sucesso, uma plástica para obter as orelhas de Spock.
Para "trekkers", valem as entrevistas com os atores. Para simpatizantes, a oportunidade de optar: entrar na onda ou manter distância. Para quem assistir ao filme, a mensagem é vida longa e próspera (saudação vulcana).

Texto Anterior: "Ou Tudo ou Nada" é tudo
Próximo Texto: Mexicano subverte o melodrama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.