São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

David Ho sai de revista

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os médicos especializados em Aids David Ho -norte-americano- e Catherine M. Wilfert renunciaram aos seus cargos do conselho editorial da revista "New England Journal of Medicine".
A demissão foi em protesto contra um editorial que critica uma série de estudos financiados pelo governo norte-americano em países subdesenvolvidos. A informação foi dada ontem pelo jornal "The New York Times".
Ho e Catherine eram os maiores especialistas em Aids da revista. Os médicos teriam ficado insatisfeitos por não terem sido consultados antes da publicação do texto.
O editorial compara estudos sobre a Aids com o experimento norte-americano de Tuskegee.
Nesse estudo, realizado no final da década de 40, o governo não tratou homens pobres e negros que tinham sífilis a fim de estudar o desenvolvimento da doença.
"A finalidade de um conselho editorial é obter opiniões relevantes para o tratamento de temas importantes como esse, o que não aconteceu", disse Ho ao "The New York Times".
No caso de Tuskegee, os doentes não sabiam da experiência, e não foram informados de que havia um tratamento para a doença, a penicilina.

Texto Anterior: Paraguai denuncia piratas brasileiros; Festival de Brasília completa 30 anos; MST aceita convite de escolas de samba
Próximo Texto: Coquetel ainda é melhor terapia anti-Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.