São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contribuinte terá respostas uniformes

DA REPORTAGEM LOCAL

A Receita Federal colocou em fase de teste o Sistema Integrado de Decisões que vai uniformizar as respostas de todas as delegacias do órgão para as consultas de contribuintes de todo o país sobre diversos tributos.
Além de diminuir o tempo de tramitação de processos nas delegacias, o sistema vai reduzir quase a zero os problemas de conflitos de decisões -atualmente, 5% das consultas têm decisões diferentes. Isso gera despesa desnecessária e demora no atendimento ao contribuinte.
"O sistema será alimentado descentralizadamente, mas as informações ficarão centralizadas no banco de dados, em Brasília", diz Ricardo Arrivabene, chefe de projetos da Superintendência de Negócios da Administração Tributária do Serpro.
Segundo Arrivabene, com o banco de dados utilizado pelo sistema, será possível fazer uma consulta sobre qualquer tributo (IR, IPI, ITR etc.) em apenas alguns segundos.
Na primeira fase o sistema está sendo implantado em Brasília (1ª Região Fiscal). Em novembro começa a implantação em Fortaleza (CE, 3ª Região Fiscal).
São Paulo e Rio de Janeiro somente entram no sistema quando as regiões menores estiverem funcionando bem e for feito o programa de treinamento de pessoal.

Texto Anterior: Saiba o que é o diploma
Próximo Texto: Nahas obtém liminar e deve voltar ao país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.