São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério usa bons exemplos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministério listou cerca de cem experiências bem-sucedidas de municípios que conseguiram colocar no 1º grau as crianças em idade escolar que estavam fora.
"Não estamos inventando nada novo, já existem boas experiências, nosso esforço é mais no sentido de mobilização e motivação dos agentes locais para trazer as crianças para a escola", diz o ministro.
A Prefeitura de Icapuí (CE) é um dos casos citados na lista do MEC. Em 11 anos, o município reduziu a evasão escolar de 23% para 9% e o analfabetismo caiu de 51% para 19%. A cidade chegou a aplicar 80% do orçamento em educação.
Outro exemplo citado pelo ministro é a cidade de Campos Altos, a 270 km de Belo Horizonte (MG).
Na época da colheita e do café, 30% das crianças matriculadas abandonavam a escola e 34% das que ficavam eram reprovadas. Baseada na mobilização da sociedade civil, houve uma diminuição de cerca de 50% na evasão escolar.
A repetência está diretamente ligada à evasão. As taxas de distorção entre a idade do alunos e a série que eles cursam são mais expressivas nas regiões Norte e Nordeste.

Texto Anterior: MEC vai pagar R$ 126 por aluno novo
Próximo Texto: Entenda os Parâmetros Curriculares Nacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.