São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
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Entenda os Parâmetros Curriculares Nacionais

O que são
Diretrizes para aumentar a eficiência do ensino de 1ª a 4ª série do 1º grau elaboradas a partir de 700 propostas

A quem se destina
Conjunto de dez volumes sobre os parâmetros serão enviados por correio aos 600 mil professores de 1ª a 4ª série da rede pública de 1º grau

Quem aplica
A utilização dos parâmetros não é obrigatória. O professor poderá optar pela incorporação ou não das sugestões apresentadas. As diretrizes servirão de referência para reformulação dos cursos de formação de professores de 1º grau e vão auxiliar na avaliação desse nível de ensino e orientar a escolha de livros didáticos

O que muda
Os parâmetros sugerem a organização do ensino fundamental em ciclos, no lugar de séries. O primeiro ciclo engloba as atuais 1ª e 2ª séries e o segundo ciclo, a 3ª e a 4ª séries. O conhecimento escolar deve ser organizado em áreas e temas transversais

O que são as áreas e temas transversais
As áreas são matemática, língua portuguesa, ciências naturais, história, geografia, arte, educação física. O ensino dessas áreas deve estar impregnado pelos temas transversais, que não são disciplinas isoladas, mas devem estar presentes nos conteúdos das tradicionais: ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação sexual

As sugestões por disciplina:
Língua portuguesa
Livros didáticos e cartilhas perdem importância no ensino do idioma. Segundo os parâmetros, a linguagem se realiza em situações práticas, de convívio social, por texto orais e escritos, mediante as quatro habilidades básicas da linguística: falar, escutar, ler e escrever. os alunos deverão ler textos de jornais, revistas e livros de literatura

Matemática
As aulas expositivas cedem vez a instrumentos mais modernos de ensino, como computadores e calculadoras. De acordo com as novas normas, as escolas precisam capacitar seus alunos para o melhor uso das novas tecnologias. A intenção é, também, estimular o trabalho com gráficos e tabelas, além de dar noções básicas de estatística, análise combinatória e estudos decimais

Ciências
O principal enfoque deve ser a aplicação da ciência como instrumento de compreensão e transformação do mundo. O estudo do tema deve ampliar as explicações sobre os fenômenos naturais, preparando o aluno para compreender os modos adequados de intervir no meio ambiente e usar seus recursos

Geografia
O mapa ganha importância. Na 1ª e 2ª séries, o estudo da geografia enfocará o ambiente em que a criança vive. Na 3ª e 4ª séries, as diferenças entre as cidades e o campo. Os professores devem usar material de pesquisa e ilustrações

História
O ensino deve estimular o aluno a ter uma nova visão dos fatos históricos e não apenas a repetição de fatos em ordem cronológica. A história recente deve ser debatida em classe

Objetivo
Pretende formar uma "escola-cidadã" a partir da criação de novos laços entre ensino e sociedade.

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