São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
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Professor terá que mudar enfoque

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mudar o enfoque na forma de avaliar os alunos é um dos desafios que deverão ser enfrentados pelos professores que adotarem os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), que começaram a ser distribuídos ontem pelo ministério.
Cada professor da 1ª à 4ª série do 1º grau da rede pública vai receber pelo correio o conjunto dos dez volumes dos parâmetros. O custo de cada conjunto na casa do professor ficou em R$ 6.
Sua adoção não é obrigatória. Os PCN sugerem a adoção do sistema de ciclos, um agrupando 1ª e 2ª séries e outro, 3ª e 4ª séries.
Os parâmetros sugerem que temas como ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação sexual estejam presentes no ensino das disciplinas tradicionais (língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências naturais, arte e educação física) numa tentativa de aproximá-las do cotidiano do estudante.
O PCN estimula que o professor leve a criança a levantar hipóteses e sugere que ele faça isso por meio de experimentos práticos, da observação e da explicação de fenômenos do cotidiano, como a explicação do porquê uma lâmpada acende ou um corpo flutua.
"A intervenção do professor é pautada por uma avaliação contínua, baseada nas observações feitas no dia-a-dia para ver o que o aluno precisa nesse processo de aprendizagem. As notas continuam existindo, mas elas não são sinônimo da avaliação", diz Ana Rosa Abreu, uma das coordenadoras dos parâmetros.
Esse professor com uma postura atenta às necessidades do aluno em cada atividade exercida é uma exigência que estará presente em todas as disciplinas.
No ensino da língua portuguesa, por exemplo, os PCN sugerem que o professor trabalhe com possibilidades de leituras diversas. "Que usem textos diferentes, indo desde a literatura a um texto sobre como ligar um aparelho de som ou instruções para um jogo", diz a coordenadora Maria Cristina Pereira.
Os PCN se baseiam no pressuposto de que os professores trabalhem em equipe nas escolas, promovendo a interdisciplinaridade.
Segundo dados do último Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) citados pelas coordenadoras, as escolas que apresentam melhor desempenho de seus alunos são as que têm esse trabalho coletivo de professores e apresentam envolvimento com comunidade.

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