São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Constrtivismo influencia obras

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Detalhe do projeto de 1986 da casa Schnabel, em Brentwood (Califórnia)
O arquiteto desconstrutivista Frank O. Gehry nasceu em Toronto, no Canadá, em 1929, mas desenvolveu toda a sua carreira a partir de Los Angeles, nos EUA, cidade onde montou seu primeiro escritório, em 1962.
Grande parte de seus trabalhos se encontram na Califórnia, principalmente em Venice e Santa Monica, mas também podem ser vistos em toda a Europa, América do Norte e Ásia.
O arquiteto combina em seus projetos formas esculturais arrojadas com a utilização de materiais pouco convencionais (principalmente nos revestimentos exteriores), como titânio, alumínio, cobre e zinco.
Seus edifícios aparecem como um belo conjunto de formas desordenadas. São compostos por blocos que parecem se desenvolver independentemente uns dos outros, como se estivessem já acomodados, depois do esperado grande terremoto de Los Angeles.
Entre suas influências, destacam-se o construtivismo russo e o expressionismo alemão (visível no uso de formas retorcidas e nos movimentos congelados), além de Frank Lloyd Wright.
Gehry ganhou o prêmio Pritzker, o Nobel da arquitetura, em 1989, pelo conjunto de sua obra.
Amigo de artistas como Jasper Johns, Robert Rauschenberg e Claes Oldenburg, se apropria da liberdade experimental dos artistas em vários de seus projetos, como na sede da empresa Chiat/Day Main Street, em Venice, que conta com um par de binóculos que serve de entrada da garagem. A peça foi concebida pelos artistas Oldenburg e Coosje van Bruggen.
(CF)

Texto Anterior: Guggenheim quer tirar cidade da crise
Próximo Texto: Rita Lee volta "santa" para lançar disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.