São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zé Ramalho revê o potencial de suas velhas canções em show

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Enquanto as lentes do cinema nacional revivem Canudos, o Antonio Conselheiro da música brasileira chega aos 20 anos de carreira experimentando um sabor para ele raro, o do sucesso.
José Ramalho Neto, 48, paraibano de Brejo da Cruz, chega ao disco de platina com "Antologia Acústica" (BMG), enquanto seu show homônimo fez concorrência legítima ao Free Jazz no Rio, no último fim-de-semana, no Canecão.
Zé Ramalho falou à Folha sobre este show, que chega hoje a São Paulo. "Estou me encontrando com meu novo público", diz o cantor, referindo-se ao interesse levantado recentemente por seu trabalho.
Um dos motivos desse interesse surgiu com a inclusão, com sucesso, da música "Admirável Gado Novo" (79) na novela global "Rei do Gado". A música, que contava o drama dos nordestinos enfrentando as secas, acabou se adaptando agora à realidade dos sem-terra.
"Antologia", o disco, traz arranjos de timbre mais suave das suas mais conhecidas canções: "Chão de Giz", "Avohai", "Eternas Ondas". "Na época em que as fiz, não percebi o seu potencial. Hoje as canto sabendo disso, é diferente", diz.
"Antologia", o show, além da sessão acústica, contará também com uma parte eletrificada, em que Ramalho rende homenagens a Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e João do Vale, "o tripé da nossa música". Cumpre, ainda, sua responsabilidade de seguir acolhendo os órfãos de Raul Seixas e canta "Trem das Sete" e "Medo da Chuva".
O novo e o velho preocupam atualmente o bardo. O lançamento de seus primeiros discos em CD, raros em catálogo, é sua principal dor-de-cabeça, "porque as gravadoras não guardam quase nada, tive que fornecer coisas do meu acervo pessoal", diz. A Sony lançou uma caixa com três discos ("Sucessos", "Raridades" e "Parcerias") e prepara-se para colocar quatro títulos de carreira do cantor no catálogo de CDs.
A novidade para 98 será o lançamento de um disco com músicas inéditas. O CD, "Eu Sou Todos Nós", deve sair no início do ano.

Show: Zé Ramalho
Onde: Tom Brasil (r. das Olimpíadas, 66, Vila Olímpia, tel. 011/820-2326)
Quando: de hoje até domingo; sexta e sábado, às 22h, e domingo, às 20h
Quanto: de R$ 20 a R$ 50

Texto Anterior: Ed Motta retorna com manual para festa
Próximo Texto: Villela apresenta seu Severino mineiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.