São Paulo, sábado, 18 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garoto perde três dedos em explosão parcial de granada

SILVIA DE MOURA
DA AGÊNCIA FOLHA

O garoto A.J.O.F., 15, teve parte da mão esquerda amputada, em Juiz de Fora (MG), ao tentar destruir parte de uma granada.
A.J.O.F. teria invadido uma área de tiro do Exército, com outro garoto de sua idade, e levado a granada para a casa, na periferia de Juiz de Fora, segundo informações do Estado-Maior da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército.
Anteontem, por volta das 16h, A.J.O.F. tentou destruir parte da granada no tanque de sua casa. Ele usou um martelo e detonou a espoleta da granada. A explosão causou a amputação de três dedos (mínimo, anular e médio) da mão esquerda do garoto.
Segundo o coronel Paulo César Menezes, chefe do Estado-Maior da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, a área invadida é um local de exercícios militares.
"Os garotos entraram no campo de instrução, embora o local seja todo cercado e existam placas informando que se trata de uma área de tiro e alertando sobre o perigo."
Segundo ele, o material deixado no campo de instrução é chamado de engenho falhado (que não detonou). Esses objetos permanecem por um tempo no local até que sejam recolhidos para destruição.
O coronel afirmou que apenas a espoleta explodiu. Se fosse a granada inteira, o garoto teria morrido e sua casa, desmoronado. O Exército abriu sindicância.

Texto Anterior: Vítimas de vazamento de gás depõem na próxima semana
Próximo Texto: Operação tira Fusca 69 da aposentaria às quintas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.