São Paulo, sábado, 18 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lusa reitera ofensividade contra Juventude no RS

FÁBIO VICTOR
DA REPORTAGEM LOCAL

A escalação de três atacantes para enfrentar o Juventude, hoje à tarde, em Caxias do Sul (RS), comprova a postura ofensiva da Lusa no Campeonato Brasileiro.
Sem poder contar com o meia-atacante Rodrigo, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, o técnico Edinho armará o time com Tico, Tuta e Alex Alves, os três jogadores com características mais ofensivas do grupo.
"A minha idéia é ofensiva. E é com base nela que armo meu time", diz Edinho.
Ele afirma, porém, que a formação não é novidade e que utiliza três jogadores de frente desde o início do Brasileiro.
Isso porque diz que Rodrigo desempenha um papel de atacante, a despeito de este, muitas vezes, voltar para buscar jogo no meio.
"Desde o ano passado que o Rodrigo não é mais meio-campo."
Atacante ou não, Rodrigo é o artilheiro da equipe no Brasileiro.
Seus 11 gols na competição (é o quarto na artilharia) superam os 9 anotados pelos três atacantes de hoje juntos -Alex e Tuta marcaram quatro cada, e Tico, um.
"Rodrigo é um goleador, mas Tuta e Tico também são. Só que jogaram menos vezes", diz Edinho.
Além do trio de atacantes, os números atestam o poderio ofensivo da equipe. A Lusa tem o segundo melhor saldo de gols (17, junto com o Palmeiras) e o terceiro ataque mais positivo (36 gols, ao lado de Bahia e Inter) do Brasileiro.
Edinho cita o Flamengo e o Atlético-MG como exemplos de outros times que jogam com mais de dois atacantes -formação mais comum entre os times do Brasileiro.
"Mas o Atlético-MG, apesar de jogar com quatro na frente (Marques, Valdir, Almir e Jorginho, este com funções mais de meia), é a equipe mais defensiva do campeonato. O número de atacantes não quer dizer nada, mas sim o esquema tático", diz Edinho.
Os laterais Walmir e Augusto voltam ao time hoje, após cumprirem suspensão. O zagueiro Marcelo estréia no Brasileiro, substituindo César, suspenso.

NA TV - ESPN Brasil, às 17h, ao vivo

Texto Anterior: Pelé e a ética
Próximo Texto: Gaúchos buscam classificação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.