São Paulo, sábado, 18 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulo Coelho reúne 46 de seus editores

JOSÉ GERALDO COUTO
DO ENVIADO ESPECIAL

O coquetel em homenagem ao escritor Paulo Coelho, anteontem à noite, no hotel Frankfurter Hof, foi uma demonstração cabal de que o "mago" é realmente poderoso.
Oferecido pelo novo editor alemão do escritor, Daniel Keel, da Diogenes, o evento reuniu nada menos que 46 editores das obras de Coelho pelo mundo afora.
"E aqui nem estão todos os meus editores. São 64 ao todo", disse o escritor à Folha.
Um dos ausentes da festa era o editor de Coelho na China comunista, que talvez tenha evitado o coquetel para não cruzar com sua rival de Taiwan.
Distribuindo sorrisos em diversas línguas, concedendo entrevistas a emissoras de TV e rádio da Alemanha, da Itália e da França, Paulo Coelho estava eufórico em seu terno cinza escuro que terminava em surpreendentes coturnos militares.
O escritor chamou seu editor japonês para "comprovar" que "O Alquimista" apareceu na capa da principal revista do Japão, "Da Vinci".
Novo livro e filme
O escritor afirmou já ter a idéia de seu próximo romance, ainda sem título. "Mas só vou começar a escrevê-lo em janeiro."
Coelho não poupou elogios a seu novo editor alemão. "'O Alquimista' foi lançado aqui em 91, pela Peter Erde, e não aconteceu nada. Foi Daniel Keel que me levantou. Ele está lançando 'Rio Piedra' com uma primeira tiragem de 66 mil exemplares, altíssima até para autores alemães."
Sobre a adaptação de "O Alquimista" para o cinema, cujos direitos estão vendidos para a Warner, o escritor disse que já leu dez roteiros e não ficou satisfeito com nenhum.
"Já gastaram US$ 2 milhões com esses scripts. Na posição em que estou agora, eles têm de me ouvir. A palavra final é minha", diz o escritor.
(JGC)

Texto Anterior: Mia Couto recria português de Moçambique
Próximo Texto: FRANKFURTIANAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.