São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo apura sumiço de guia

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

A Secretaria de Finanças deve reabrir este mês o processo que apurou o desaparecimento de 4.000 Daems (Documentos de Arrecadação Estadual) da Agência Fazendária de Campo Grande.
O secretário Ricardo Bacha pediu há duas semanas aprofundamento das investigações, que já levaram à punição de um servidor, com suspensão por 90 dias, acusado de displicência no controle da emissão e guarda dos documentos.
O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) também investiga o caso e recebeu informações anônimas incriminando servidores de primeiro escalão.
A comissão concluiu que 1.700 declarações haviam desaparecido. O restante do lote, localizado posteriormente na rede bancária, foi usado legalmente. As Daems são documentos pelos quais as empresas podem recolher o ICMS.
A investigação começou após o DOF apreender Daems em branco em um comboio de quatro caminhões de soja em Fátima do Sul. O processo na secretaria foi movido pela Comissão de Ética e Disciplina em Processos Administrativos Disciplinares, criada em janeiro para combater a corrupção.
A comissão já abriu 55 processos, 20 com acusações contra servidores por corrupção ou omissão.
Em um dos casos, um motorista da secretaria foi preso em março pela PF perto da fronteira com o Paraguai com um caminhão carregado de cigarros e bebidas. O caminhão era uma "cópia" de um veículo da secretaria, pintado com as mesmas cores, adesivos e até uma placa oficial, retirada de um caminhão que estava em conserto.

Texto Anterior: Suspensa ação contra secretário
Próximo Texto: Governo põe irmão de deputado no DNER
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.