São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa ajuda escola pública

DA REPORTAGEM LOCAL

A colaboração do pesquisador no trabalho desenvolvido pela escola pública auxilia na formação continuada do professor e nas mudanças das práticas escolares.
Essa é uma das conclusões da tese de doutorado de Laurizete Ferragut Passos, 46.
Durante mais de dois anos, ela participou das discussões junto com os professores de 1ª a 4ª séries sobre o trabalho pedagógico que desenvolviam em uma escola estadual de Jundiaí (interior de SP).
"Minha função não era levar um modelo, mas ajudar a traçar novas diretrizes, levá-los a um processo de reflexão, embasando seus projetos em pesquisas acadêmicas já existentes", diz.
Laurizete tentou mostrar que a presença de um pesquisador na escola pública ajuda no processo de emancipação do professor, dando um status teórico ao seu conhecimento prático e consolidando sua formação.
Reflexão
Ela também concluiu que o processo de reflexão entre os próprios professores é muito produtivo. "Quando eles trabalham em equipe, desenvolvem seus conhecimentos práticos e podem construir saberes próprios."
Laurizete observou que a força da mudança das práticas das professoras esteve mais centralizada nas relações estabelecidas entre as profissionais que trabalham juntas do que nas condições materiais e institucionais da escola.
"A recuperação de propostas de mudança e de experiências bem sucedidas na escola tem de ser a bandeira desses profissionais para um projeto de qualidade."
Segundo Laurizete, sua tese pode ajudar outros pesquisadores a se integrar à escola pública e auxiliar as secretarias de educação a repensar a formação do professor.

Texto Anterior: O professor e o futuro
Próximo Texto: Cidades terão R$ 350 mi para emergência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.