São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997 |
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Pesquisa ajuda escola pública
DA REPORTAGEM LOCAL A colaboração do pesquisador no trabalho desenvolvido pela escola pública auxilia na formação continuada do professor e nas mudanças das práticas escolares.Essa é uma das conclusões da tese de doutorado de Laurizete Ferragut Passos, 46. Durante mais de dois anos, ela participou das discussões junto com os professores de 1ª a 4ª séries sobre o trabalho pedagógico que desenvolviam em uma escola estadual de Jundiaí (interior de SP). "Minha função não era levar um modelo, mas ajudar a traçar novas diretrizes, levá-los a um processo de reflexão, embasando seus projetos em pesquisas acadêmicas já existentes", diz. Laurizete tentou mostrar que a presença de um pesquisador na escola pública ajuda no processo de emancipação do professor, dando um status teórico ao seu conhecimento prático e consolidando sua formação. Reflexão Ela também concluiu que o processo de reflexão entre os próprios professores é muito produtivo. "Quando eles trabalham em equipe, desenvolvem seus conhecimentos práticos e podem construir saberes próprios." Laurizete observou que a força da mudança das práticas das professoras esteve mais centralizada nas relações estabelecidas entre as profissionais que trabalham juntas do que nas condições materiais e institucionais da escola. "A recuperação de propostas de mudança e de experiências bem sucedidas na escola tem de ser a bandeira desses profissionais para um projeto de qualidade." Segundo Laurizete, sua tese pode ajudar outros pesquisadores a se integrar à escola pública e auxiliar as secretarias de educação a repensar a formação do professor. Texto Anterior: O professor e o futuro Próximo Texto: Cidades terão R$ 350 mi para emergência Índice |
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