São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ar que motorista respira é mais sujo

ARIEL KOSTMAN
DA FT

O nível de poluição enfrentado pelos motoristas nas grandes avenidas é até 11 vezes maior do que o índice medido nas estações fixas e divulgado pela Cetesb (agência ambiental paulista).
A conclusão -que aponta uma poluição média três vezes maior dentro dos carros- é de um estudo da própria Cetesb.
A reportagem acompanhou um técnico da companhia em um percurso de uma hora, que saiu da marginal Pinheiros e terminou na avenida Dr. Arnaldo, em frente à estação medidora de Cerqueira César.
Os testes são feitos com todos os vidros fechados, exceto o do motorista -para absorver exatamente o ar que ele respira.
Ao final do percurso, o visor, que marcava 1,4 PPM (partícula de monóxido por milhão) para o ar avaliado na estação, salta para 16,5 PPM, um aumento de mais de dez vezes.
Nesse caso, se a Cetesb adotasse o "ar do motorista" como padrão, a qualidade medida seria má e provocaria estado de atenção.
"Para o motorista que fica menos de uma hora no trânsito, os níveis são altos.
Mas, quem anda mais de uma hora se expõe a um nível de poluição que equivaleria a um estado de atenção", reconhece Cláudio Alonso, gerente de qualidade ambiental da Cetesb e criador do estudo.

Texto Anterior: Município deve financiar saúde, afirma ministro
Próximo Texto: Casal da Internet é achado vivo no PI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.