São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltam grandes nomes...

CARLOS RENNÓ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sem deixar de destacar o papel desempenhado pelos grandes intérpretes e até por instrumentistas e arranjadores de peso, Ricardo Cravo Albin traça em "MPB - A História de um Século" um panorama da evolução do samba e de outras principais correntes brasileiras da perspectiva dos compositores. Sempre que pode, até analisa o estilo de cada um.
O livro é valorizado por informações que o autor -pesquisador e produtor de programas de MPB- só obteve por ter conhecido pessoalmente vários compositores da velha guarda.
Num resumo que dá conta do essencial, a narração flui em linguagem agradável como seu tema, ilustrado com 400 fotos com legendas em ordem cronológica, tornando o volume mais rico. São virtudes de uma obra destinada sobretudo a leitores jovens, para os quais serve de introdução mais que recomendável ao assunto.
Albin fala com autoridade de revitalizações do samba, mas mostra dificuldade em aceitar um movimento como a jovem guarda e limitação da visão que passa do tropicalismo. Desse, a grande força, na sua opinião, estava nos versos, "influenciados pelos poetas Augusto de Campos e Décio Pignatari", erroneamente chamados por ele de "neoconcretos".
Por outro lado, sua escolha pessoal é (inevitavelmente?) lacunar. Ele deixa de lado, por exemplo, os mineiros Beto Guedes e Lô Borges, além dos letristas Fernando Brant e Ronaldo Bastos.
Dentre paulistas, não só o sambista Paulo Vanzolini ("Ronda") é esquecido. Uma das mais originais contribuições de São Paulo à modernidade da MPB, a dos criadores na linha experimental (Arrigo Barnabé etc.), fica absolutamente à margem.
Essas ausências tornam-se mais notadas na medida em que, em contrapartida, ao final, aparecem com destaque nomes (e fotos) de, digamos, Cláudia Sandroni.
Nada disso desacredita o livro, apenas faz uma exigência de qualidade a que ele, quase completamente, atende.

Texto Anterior: Livro proporciona painel curioso
Próximo Texto: Imagens são imperdíveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.