São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo esvazia manifestação

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto os vereadores votavam o projeto que permite a circulação dos perueiros legalizados, cerca de mil representantes da categoria, 600 segundo a PM, realizavam manifestação no viaduto Jacareí (centro), em frente à Câmara Municipal.
Na última quinta-feira (dia 16), quando foi levado à votação pela primeira vez o projeto que pretendia extinguir a categoria, os perueiros conseguiram, segundo a PM, reunir 2.000 pessoas -7.000 segundo os manifestantes.
O movimento dos perueiros começou a perder força na noite de segunda-feira depois de selado acordo na Câmara Municipal pelo qual foi garantida a manutenção dos perueiros já regularizados, deixando de fora os clandestinos.
O acordo rachou a categoria. Muitos perueiros legalizados decidiram abandonar as manifestações e voltar ao trabalho, enfraquecendo a manifestação (leia texto nesta página).
Ontem, o viaduto Jacareí foi interditado parcialmente pelo policiamento de trânsito, às 10h30, quando cerca de 300 perueiros já estavam concentrados em frente à Câmara e cerca de 100 PMs isolaram o local.
A manifestação começou a engrossar às 13h40, com a chegada de cerca de 800 manifestantes que saíram, às 12h40, em passeata do parque Dom Pedro, onde estavam concentrados desde às 23h de terça-feira, após a aprovação do projeto que extinguiu o serviço de lotação em peruas.
A passeata, que não registrou incidentes, passou pelas avenidas Mercúrio, Senador Queirós, Prestes Maia, praça da Bandeira e rua Santo Amaro.
Os manifestantes foram escoltados por policiais de trânsito e não ocupavam toda as pistas das ruas por onde passavam.
No caminho, os perueiros foram saudados por moradores de prédios da Senador Queirós, onde alguns comerciantes fecharam suas lojas, e por camelôs do viaduto Santa Ifigênia.
Por volta das 14h30, chegou ao local o reforço de PMs do choque. Às 16h, quando foi iniciada a votação, todo o viaduto Jacareí foi interditado pelo policiamento de trânsito, sendo permitida somente a passagem de trólebus.
Após a votação, os perueiros continuaram concentrados no viaduto Jacareí. Os ânimos se exaltaram, mas até as 18h30 não foi registrado nenhum incidente.

Texto Anterior: Lei muda, mas situação de lotação fica igual
Próximo Texto: Confusão marca sessão na Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.