São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confusão marca sessão na Câmara

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

A sessão de ontem na Câmara Municipal de São Paulo foi marcada por gritos e empurrões.
O vereador Vicente Viscome (PPB) empurrou, no plenário, Dalton Silvano (PSDB). Depois, deu um safanão e tentou chutar Anna Martins (PC do B).
Em seguida, Viscome foi contido por outros dois vereadores e levado para fora do plenário. Por causa do tumulto, a sessão foi interrompida por quase 40 minutos.
"Se fosse lá fora, sem essa vestimenta, eu o teria encarado. Aqui, é uma falta de respeito para com a população", disse Silvano.
"Quando eu vi que ele ia bater no Dalton, entrei na frente para tentar impedir. Aí, ele resolveu me atacar. Felizmente, o chute não me acertou", disse Anna Martins.
Quando voltou ao plenário, aparentando mais calma, Viscome não quis comentar o assunto com a reportagem.
O líder do governo, Hanna Garib (PPB), tentou minimizar o fato. "Não aconteceu nada. Foi apenas uma confusãozinha", disse.
Início da briga
A briga começou quando o vereador Carlos Neder (PT) pediu a palavra para dizer que havia uma ilegalidade na sessão e que o projeto não poderia ser votado.
Segundo ele, de acordo com o regimento interno da Câmara, um substitutivo apresentado pela Comissão de Administração Pública teria de ser votado antes do projeto de Jooji Hato (PMDB).
O presidente da Câmara Municipal, Nelo Rodolfo, entendia que isso não era necessário.
Quando Neder pretendia se pronunciar na tribuna, a mesa diretora da Câmara (naquele momento comandada pelo vice presidente Milton Leite) iniciou os procedimentos para o final da sessão ordinária (onde ocorrem os discursos livres dos vereadores).
Os vereadores da oposição começaram a gritar, dizendo que estavam sendo cerceados.
Em resposta, os vereadores da situação Wadih Mutran e Brasil VIta (ambos do PPB) começaram a gritar para a galeria que a oposição não estava deixando que eles votassem o projeto dos perueiros.
Os dois vereadores foram aplaudidos pelos perueiros. Dalton Silvano (PSDB) respondeu em voz alta para a platéia: "Vocês estão aplaudindo aqueles que cortaram as gargantas dos perueiros, impedindo a regularização".
Viscome levantou-se e empurrou o vereador.
(RG)

Texto Anterior: Acordo esvazia manifestação
Próximo Texto: Líderes não conseguem união
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.