São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pickett mostra obra de Monteverdi

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM CURITIBA

Philip Pickett, o diretor musical do Globe Theatre, traz ao Brasil um pouco da produção musical inglesa para o teatro, no período entre 1670 e 1770.
Pickett e seu grupo, o New London Consort, se apresentam hoje no 2º Festival Internacional de Música Antiga e Tradição Oral, em Curitiba (PR). Haverá ainda uma apresentação em São Paulo, no domingo, no Maksoud Plaza (região central da cidade).
Shakespeare
O Globe Theatre é o teatro londrino em que o dramaturgo William Shakespeare (1564-1616) apresentou suas peças. Fechado em 1642, começou a ser reconstruído em 1987, tendo sido reaberto em junho de 97.
O grupo em que Philip Picket se apresenta no teatro inglês, e com o qual tem gravado pela Philips, se chama Musicians of the Globe.
O New London Consort, com o qual ele está vindo ao Brasil, é uma espécie de versão ampliada dos Musicians of the Globe -são praticamente os mesmos músicos, em um total de dois cantores e oito instrumentistas.
Esse grupo tem algumas gravações respeitadas no catálogo, como o "Vespro della Beata Vergine", de Monteverdi, lançado pelo selo L'Oiseau-Lyre.
"Orfeo"
E é Monteverdi uma das especialidades de Philip Pickett, que começou a carreira como trompetista, se desenvolveu na escola de música de época e está preparando uma nova edição da ópera "Orfeo", do compositor italiano.
No Brasil, Pickett vai tocar flauta doce -um dos vários instrumentos de sopro dominados pelo britânico, ao lado do cervelato (também conhecido como "rackett", era uma espécie de fagote renascentista) e da charamela (antecessor medieval do oboé).
A maior parte do programa dos concertos é constituída de composições do inglês Henry Purcell (1659-1695), incluindo trechos de sua obra mais conhecida, a ópera "Dido and Aeneas".
O jornalista Irineu Franco Perpetuo viajou a convite da organização do festival.

Concerto: New London Consort
Quando: hoje, às 21h
Onde: teatro Guaíra (r. 15 de Novembro, s/nº, tel. 041/322-2628)
Quanto: entrada franca

Quando: dom., às 17h
Onde: teatro Maksoud Plaza (al. Campinas, 150, tel. 011/253-4411)
Quanto: R$ 20 e R$ 30; 50% de desconto para estudantes com a carteira da UNE.

Texto Anterior: "Fiesta" retrata a guerra como desastre moral
Próximo Texto: Savall faz jogo de espelhos barroco com maneiristas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.