São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
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Medo do trânsito é obstáculo para vizinhos

DA REPORTAGEM LOCAL

O medo de que os congestionamentos aumentem é o principal motivo alegado por vizinhos para se opor a dois empreendimentos -o shopping de Higienópolis e o Centro Comercial Pinheiros- na área central de São Paulo.
Ele ganha de longe da segunda razão apresentada, que é a diminuição do sossego no bairro, segundo pesquisa Datafolha feita com moradores de Higienópolis (região central) e de Pinheiros (zona sudoeste).
O levantamento constatou que, nos dois casos, é maior o grupo de vizinhos favoráveis aos projetos. Em Pinheiros, os favoráveis são maioria (veja quadro ao lado).
Depois de muita polêmica e da tentativa de barrá-lo na Justiça, o shopping de Higienópolis já está em construção. Terá 250 lojas e 1.350 vagas no estacionamento.
Seus vizinhos avaliam que o trânsito não é um problema do bairro hoje. O grupo mais numeroso (43%) o considera regular.
Daí a preocupação com o empreendimento. De cada dez entrevistados, oito consideram que os congestionamentos vão piorar.
Quem aprova a construção vê na proximidade de casa e na variedade de lojas as maiores vantagens.
A maioria (54%) dos entrevistados prefere fazer compras em shoppings e quase a metade (47%) costuma ir a esses centros de compras mais de uma vez por mês.
O Centro Comercial Pinheiros, próximo à praça Benedito Calixto, terá 318 módulos de escritório, 12 lojas e um teatro. Sua construção está prevista para começar em meados do ano que vem e terminar daqui a três anos.
No caso dessa obra, os vizinhos mostram comportamento diferente, embora mantenham a preocupação com o trânsito. A maioria (57%) considera que o bairro já tem tráfego ruim ou péssimo e que vai ficar ainda pior (69%) com a construção.
Embora não se trate de um shopping, a variedade de lojas e a proximidade de casa são os principais fatores positivos apontados pelos que são favoráveis. A geração de novos empregos na área aparece em quarto lugar na lista -no caso de Higienópolis, está em quinto.
O engenheiro Flávio Ciobotariu, diretor da Habitacon, que vai construir o centro comercial, diz que ele vai gerar tráfego "como qualquer prédio comercial ou residencial".
"Se você derruba oito casas e constrói apartamentos no lugar, está atraindo mais carros", raciocina. Ela ressalta que o empreendimento cumpriu todas as regras da prefeitura, que aprovou o projeto.
Informação x opinião
Na pesquisa, o nível de informação mostrou estimular a postura contrária aos projetos. Exemplo disso são os 10% que são favoráveis sem nunca ter ouvido falar do shopping de Higienópolis. No grupo dos contra, são menos de 1% os que não tinham notícia do projeto.
Os bem-informados têm peso maior (7%) entre os contrários ao Centro Comercial Pinheiros do que entre os favoráveis (4%).

Metodologia - O universo desta pesquisa é composto pelos moradores dos bairros de Higienópolis e Pinheiros, maiores de 16 anos e possuidores de telefone. No levantamento, realizado no dia 14 de outubro, foram entrevistados 202 moradores de Higienópolis e 231 de Pinheiros. A região de abrangência dos bairros é dividida em primária e secundária. A primária contempla as ruas próximas às áreas onde vai ser construído o shopping ou centro comercial. A secundária compreende as ruas mais distantes do local. A pesquisa é uma realização da Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha.

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