São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carteira hipotecária "light" vai ter mais recursos do que o SFH

Regras menos rígidas devem facilitar acesso a crédito

CARI RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A chamada carteira hipotecária "light", nova modalidade de financiamento habitacional preparada pelo governo, deverá ser criada até o final de novembro e receberá mais recursos do que o Sistema Financeiro da Habitação.
Atualmente, 56% dos recursos captados pela poupança vão para o SFH. Com a mudança, o percentual cairá para menos da metade.
A nova carteira habitacional, por sua vez, ficará com mais de 28% dos recursos da poupança.
A idéia é facilitar o acesso dos interessados aos financiamentos habitacionais com regras menos rígidas do que as utilizadas pelo SFH e não tão flexíveis quanto na atual carteira hipotecária.
"O objetivo do redirecionamento de recursos é possibilitar normas mais flexíveis para aquisição da casa própria, e dar mais fôlego ao setor da construção civil", disse à Folha o diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy.
Com os recursos da carteira hipotecária "light" o interessado poderá adquirir um segundo imóvel na mesma localidade, o que não é permitido para as aquisições feitas dentro das regras do SFH.
Comprovação de renda
A análise da comprovação de renda do interessado será feita pela instituição financeira e com critérios próprios. No SFH, a prestação do imóvel financiado não pode ultrapassar 30% de sua renda mensal, conforme determina a lei.
Ou seja, a nova faixa de financiamento que será destinada à habitação não ficará engessada pela comprovação de renda. Por outro lado, os juros do financiamento serão fixados pelas instituições financeiras. No SFH, as taxas não podem ultrapassar 12% ao ano.
Já está decidido que o interessado em utilizar os recursos da carteira hipotecária "light" não poderá retirar o FGTS para abater o saldo devedor, diz Darcy. O FGTS só pode ser liberado para financiamento dentro das normas do SFH.

Texto Anterior: Os 30 de Birigui
Próximo Texto: Governo muda cálculo para contar vagas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.