São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ba-gua divide imóvel por áreas

DA REPORTAGEM LOCAL

Trabalhar uma casa dentro dos princípios do Feng Shui exige mais que mudar os móveis de posição ou mantê-la limpa. Antes de mais nada, é preciso aprender a usar o ba-gua, talismã chinês octogonal (veja desenho na pág. 7-2).
Primeiro, deve-se posicionar o ba-gua no centro da planta da casa ou do terreno, com a lateral do trabalho voltada para a porta de entrada, dividindo-a em oito setores. Dessa forma, cada cômodo estará associado a um dos oito aspectos.
Para quem vai construir, o arquiteto Celso Yamamato, 34, que lança em novembro o livro "Feng Shui - A Arquitetura Sagrada do Oriente", dá algumas dicas:
1) a cozinha deve ser construída no setor da prosperidade; 2) o local ideal para as crianças é a área da criatividade; 3) a melhor localização da cozinha é na área da prosperidade; 4) o quarto do casal deve ficar no setor do casamento.
Para as casas prontas, onde os cômodos não estão posicionados nos locais ideais, a decoradora Suely Zasnicoff, 46, diz que consertos podem ser feitos. Por exemplo: um espelho convexo na parede que deveria pertencer ao setor do casamento atrai essa energia.
Se o quarto das criança não estiver no local recomendado, é preciso posicionar o ba-gua no centro desse quarto e identificar o canto da criatividade, voltando, então, a cabeceira da cama para esse lado.

Onde encontrar - Celso Yamamato: (011) 276-7446; Suely Zasnicoff: (011) 885-4229.

Texto Anterior: Zen toma conta da arquitetura
Próximo Texto: Mestre chinês conta a origem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.