São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que será que será?

MARCELO CHERTO

Trocando idéias com Mario Lúcio Oliveira, diretor da Fundação Christiano Ottoni e uma das pessoas que mais entende de qualidade total neste país, ouvi uma opinião interessante, que talvez indique um caminho para desvendar o aparente mistério que cerca franquias como KFC, Subway e outras que, apesar do sucesso nos EUA, não estão dando certo no Brasil, país onde seu conterrâneo McDonald's vem nadando de braçada.
Diz Mario Lúcio que as atitudes dessas empresas franqueadoras (ou, ao menos, de seus "braços" brasileiros) deixam transparecer a falta de metas claras a serem atingidas e de um plano de ação para chegar até elas. Ora, como toda pessoa com função gerencial tem como sua principal responsabilidade atingir metas (não necessariamente financeiras), quem não o faz não consegue chegar a lugar algum... a não ser por mero acaso. Além disso, não se percebe nas ações visíveis dessas redes a existência de um sistema eficaz de medição de desempenho. E, afirma o especialista, "o que não é medido não é gerenciado".
*
Mudanças no mercado de franchising, aqui e lá fora. No Brasil: deixaram o comando da Blockbuster brasileira o presidente Luís Mário Bilenki (ex-McDonald's) e o vice-presidente Michel Brull (ex-Dunkin' Donuts). Ambos assumiram postos de diretoria na Fotóptica, com a missão de dar uma virada nessa empresa. Lá fora: o megainvestidor Warren Buffett, por meio de sua empresa Berkshire Hathaway, acaba de assumir o controle acionário da Dairy Queen por US$ 585 milhões. Buffett detém participações substanciais nas seguintes empresas: Coca-Cola, Gillette, Salomon Brothers e Washington Post.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/
E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

Texto Anterior: Folha apresenta estratégia na "Arena do Marketing"
Próximo Texto: Área petroquímica tende a se concentrar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.