São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
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Aeronaves concorrem com o Boeing-767

ERNESTO KLOTZEL
ESPECIAL PARA A FOLHA

No início do mês, convidados pela Airbus Industrie e pela TAM, jornalistas brasileiros assistiram em Toulouse, sul da França, na sede do consórcio europeu, à assinatura do contrato de compra de cinco jatos Airbus A-330/200, com direito de opção de outras cinco unidades pela companhia brasileira.
A aeronave, que está em plena fase de ensaios de vôo, é uma versão encurtada em 4,70 m do A-330/300 -e forma uma dupla com o quadrijato A-340, que conhecemos nas cores da Lufthansa, Air France, TAP Air Portugal e Iberia.
A "dobradinha" A-330 e A-340, que entrou em operação em 93, conta com 364 encomendas de 43 companhias aéreas e de leasing.
A TAM receberá seus primeiros dois jatos no segundo semestre de 98, colocando-os nos vôos para Miami. No primeiro semestre de 99 receberá mais um A-330/200, passando então a voar para Nova York. E, finalmente, no segundo semestre de 99, tem planos de completar a frota com mais dois jatos, passando a voar à Europa.
Esse novo jato A-330/200 adquirido pela TAM pode transportar 253 passageiros em configuração de três classes, ou 381 passageiros em classe única (alta densidade) a distâncias de até 11.800 km.
Desafiando os B-767
O A-330/200 é competidor direto do Boeing-767 -que, em cinco versões, totalizou, em agosto, 751 encomendas (668 já entregues)- e principalmente do novo 767/400-ER, a versão para longa distância, com 21 encomendas, cujo protótipo ainda nem fez o "rollout" (saída) do hangar.
O B-767/400 tem a mesma capacidade do modelo A-330/200 da Airbus, mas, segundo o fabricante, com alcance 1.650 km menor. As encomendas firmes, opções e cartas de intenção de compra do A-330/200 somavam em setembro 147 aeronaves. Esses pedidos -entre os quais está o da TAM- são de 78 jatos divididos entre a Asiana, Austrian, Emirados Árabes, ILFC (firma de leasing), Korean, Monarch, Sabena e Swissair.
O A-330/200 tem a mesma cabine dos A-330/300 e A-340 (61 cm mais larga que a do B-767), com 2-4-2 poltronas na classe econômica, 2-3-2 na executiva e 2-2-2 na primeira, para a configuração de 12 passageiros na primeira, 36 na executiva e 205 na econômica. Recebe ainda dois "pallets" (estrados de carga) mais que o B-767/300 e um mais que o futuro 767/400.

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