São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decifre a sopa de letrinhas das passagens

ISABELLE SOMMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Problemas decorrentes do preenchimento incorreto de bilhetes aéreos podem naufragar uma viagem. O bilhete é um contrato de serviço. Se as informações estiverem incorretas, o embarque e futuros ressarcimentos podem ser definitivamente comprometidos.
Os espaços onde ficam as informações sobre endosso, nome do passageiro, itinerário, código da companhia aérea, número do vôo, data e situação são os mais importantes (veja espaços assinalados na tabela ao lado).
"O que o passageiro realmente precisa saber é se o nome está correto. Se estiver errado, ele pode ser impedido de embarcar", diz Fernando Dias Bichara, instrutor de emissão de bilhetes aéreos.
Outro campo a ser conferido é o "status" (nos domésticos esse espaço se chama "sit"). Ele sempre deve estar preenchido com a sigla "OK", o que significa que a reserva está confirmada.
Se o campo estiver preenchido com "RQ" -do inglês requested ( requerido)-, significa que a reserva está em lista de espera, e o passageiro pode ficar no chão.
Segundo Bichara, o ideal é, "um ou dois dias antes do embarque, ligar para a companhia aérea para reconfirmar o vôo". Assim as surpresas podem ser evitadas.
Ler todas as condições relacionadas nas primeiras páginas do bilhete também é essencial. "Muitos problemas derivam da falta de leitura", diz Bichara.

Texto Anterior: Empresa utiliza o conceito de 'família'
Próximo Texto: GLOSSÁRIO 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.