São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Árvores viram condomínios de pássaros

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL AO PANTANAL

Entre os espetáculos mais surpreendentes do Pantanal estão os ninhais, árvores em que milhares de aves constroem seus ninhos.
Sua preservação é um dos desafios do Sesc Pantanal, pois, ao menor ruído estranho, como o de vozes humanas, as aves se assustam e saem em revoada, podendo derrubar ovos e filhotes.
Cada espécie procria em determinada época do ano, e, em alguns momentos, duas ou mais se misturam no ninhal, tornando o espetáculo mais belo.
Casais de tuiuiús -a ave-símbolo do Pantanal- fazem os ninhos isolados dos demais indivíduos da mesma espécie, comportamento diferente dos biguás, baguaris, garças e cabeças-secas, segundo o pantaneiro José da Silva Rosa, 38. "Os tuiuiús só se juntam para comer."
No mês passado, uma pesquisadora européia, que preferiu não se identificar, analisava o comportamento dos cabeças-secas, anotando todas as vezes que os adultos alimentavam os filhotes. Para isso, chegava a ficar dez horas por dia sozinha no meio do mato, onde chegava de barco.
"Uma vez, o barco escapou e quase fiquei sem transporte para voltar", conta, lembrando que teve de nadar para pegar a embarcação.
A pesquisadora também identificava quando e por que os filhotes chamam os pais. O tipo de barulho e a forma como abrem o bico definem se a pequena ave pede comida, água ou proteção contra predadores.
"É difícil se concentrar no trabalho", conta. Principalmente quando há sucuris e onças passeando pela região. "Não tenho medo. Penso que esses animais não se aproximarão de mim porque fico parada."
A pesquisa será apresentada como trabalho de formatura na faculdade da Europa em que ela estuda biologia.
A pesquisadora esteve no Pantanal pela primeira vez no ano passado. Na época, pensou em estudar as ariranhas. "É um projeto que deve ficar para o ano que vem, talvez para o doutorado."
(MV)

Texto Anterior: Pescador é estranho no ninho
Próximo Texto: Hidrovia está mergulhada em polêmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.