São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de Nova York sobe 0,11% em dia de cautela e poucas variações

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

Cautela foi a palavra mais ouvida ontem entre analistas e investidores da Bolsa de Nova York.
A atitude dos investidores fez com que Wall Street vivesse um dia calmo, fechando com alta de apenas 8,35 pontos, ou 0,11%. A Bolsa fechou com 7.506,67 pontos, negociando 770,6 milhões de ações.
O dia calmo veio depois do tumulto causado pelo sobe e desce do índice Dow Jones nos dias anteriores. Anteontem, a Bolsa bateu recorde de alta, fechando em 4,7% depois de ter vivido, no dia anterior, sua pior queda (7,18%) desde o crash de 1987.
Grande parte da calma do mercado, no entanto, foi gerada pelas declarações do presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA), Alan Greenspan, feitas no Congresso no período da manhã. Para Greenspan, os acontecimentos dos últimos dias na Bolsa não devem afetar a economia estável ou o controle da inflação nos EUA.
Segundo os analistas de mercado, as declarações do presidente do Fed eram esperadas com temor pelos investidores da Bolsa.
Os investidores temiam que Greenspan repetisse declarações feitas há cerca de duas semanas, quando afirmou que o ritmo de crescimento dos Estados Unidos seria insustentável nos próximos anos.
Algumas previsões de economistas vinham apoiando a visão de Greenspan. De acordo com Bruce Steinberg, economista chefe da Merrill Lynch em Nova York, o crescimento econômico americano deve sofrer redução considerável nos próximos meses.
Segundo ele, porém, o ritmo de crescimento mais lento não deve ter efeitos agressivos sobre o mercado financeiro.
Outro fator que trouxe calma a Wall Street foi a atuação positiva dos mercados asiáticos ontem. As principais Bolsas da região fecharam em alta, depois das sucessivas quedas dos últimos dias.
Dia
Durante o pregão, o índice Dow Jones variou pouco. Na abertura das operações, o índice subiu 13 pontos, mas voltou a cair. Ainda durante a manhã chegou a ter alta de quase cem pontos.
As empresas de tecnologia e produtos farmacêuticos foram as que mais ganharam com os resultados positivos dos últimos dois dias, conseguindo recuperar as perdas de segunda-feira.
Já as empresas de informática, como Microsoft, Intel e Dell Computer, devem levar mais tempo para recuperar o dinheiro perdido nesta semana.
Apesar da euforia de anteontem e do discurso positivo de Greenspan, os analistas do mercado recomendam mais cautela para os investidores nos próximos dias.
Segundo eles, a principal recomendação é comprar aos poucos, observando com atenção as variações do mercado. As recomendações dos analistas servem para pequenos e grandes investidores.
Os analistas acreditam que alguns investidores podem se sentir amedrontados e diminuir as aplicações. De acordo com a Associação dos Pequenos Investidores de Wall Street, no entanto, poucos investidores decidiram retirar dinheiro da Bolsa nesta semana.

Texto Anterior: Morgan afirma que o Brasil está sob o risco de se tornar a "bola da vez"
Próximo Texto: Buenos Aires tem uma queda de 3,6%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.