São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio espera pior Natal do Real

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FCESP) estima que o faturamento real das lojas em dezembro deve cair 8% na comparação com o de igual mês do ano passado.
A queda na venda física deve ser da ordem de 4%, no período. Se esses números se confirmarem, este final de ano será o mais fraco depois do Real, na análise de Vladimir Furtado, economista da federação.
As razões, segundo ele, são: baixos reajustes salariais, esgotamento da capacidade de endividamento do consumidor, altas taxas de juros e desemprego.
Para novembro, a federação prevê que o faturamento real do comércio paulista deve cair 11% sobre o de igual mês do ano passado, e a venda física, 8%.
"O comércio até agora não deu sinal de recuperação", diz Furtado. "Assim, as compras da indústria continuam em ritmo bastante fraco."
Natale Dalla Vecchia, diretor da Lojas Cem, diz que esses fatores levaram a sua rede de lojas a registrar queda nas vendas -em torno de 5%- mês a mês desde abril.
Victorio Bernasconi, diretor da Lojas Bernasconi, diz que o consumo continua fraco. "A expectativa é que melhore um pouco em novembro."
(FF)

Texto Anterior: Nervosismo faz US$ 4 bilhões saírem do país em apenas um dia, afirma BC
Próximo Texto: Guia para pagar INSS tem novo preenchimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.