São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado aprova novo contrato provisório

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou ontem, por 15 votos a 4, o projeto de lei do Executivo que cria a modalidade de contrato de trabalho provisório (de no máximo dois anos), sem a incidência do aviso prévio e da indenização de 40% sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Foi aprovado requerimento para que o projeto seja submetido à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, mas os líderes governistas devem pedir regime de urgência para a votação em plenário. Se for aprovado, vai à sanção presidencial, porque já passou pela Câmara.
O projeto tramita no Senado desde o início de dezembro do ano passado e a votação na CAS foi adiada várias vezes por iniciativas do PT, do PSB e de senadores contrários à proposta.
"Nunca vi, no Senado, uma obstrução tão sistemática a um projeto", afirmou o relator, senador Waldeck Ornelas (PFL-BA).
Oferta
Na opinião de Ornelas, o projeto "abre uma janela durante dois anos para que haja aumento de oferta de empregos formais no país".
Pela legislação atual, a empresa pode fazer contratações por tempo determinado apenas em atividades transitórias.
O projeto estende a modalidade de contrato para todas as atividades da empresa, desde que prevista em convenções ou acordos coletivos.

Texto Anterior: Efeito-Bolsa pressiona juros do crediário
Próximo Texto: Carro a prazo sobe na semana que vem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.