São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade associa violência ao trânsito

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A criminalidade está associada à degradação urbana. É com essa premissa que o vice-presidente da Saap, Paulo Bastos, defende a criação dos bolsões residenciais em Alto de Pinheiros.
"A violência é o ponto final de um processo de degradação urbana que começa com o aumento do tráfego, passa pela ocupação comercial das áreas antes residenciais e tem como suporte a falta de organização do poder público em dar segurança e orientar o uso e ocupação do solo. É um sistema muito perverso", afirma.
Segundo ele, houve nos últimos meses um "fatiamento" do bairro com a utilização de vias antes estritamente residenciais como corredores de tráfego. Mas o processo de degradação é mais antigo.
A Saap, diz Bastos, vem lutando há mais de dez anos contra a instalação irregular de imóveis comerciais na região.
Justiça
"Conseguimos fechar alguns com ações na Justiça, mas agora resolvemos tomar medidas preventivas, com a criação dos bolsões", afirma.
Segundo ele, os moradores não querem formar guetos, mas garantir o controle e a gestão do trânsito na região para assegurar a qualidade de vida no bairro.
"Essa é uma proposta preliminar que ainda será discutida com a população. Queremos ouvir sugestões para podermos fazer o melhor pelo bairro", diz Bastos.
A direção da CET não quis comentar a criação dos bolsões em Alto de Pinheiros, na tarde de ontem.
Pesquisa
A Saap divulgou anteontem a pesquisa feita em outubro com 301 moradores do bairro -com população estimada em 12 mil pessoas.
Sete em cada dez moradores de Alto de Pinheiros já foram assaltados na cidade, sendo que mais da metade (54%) já foi assaltada no bairro e nas imediações.
Para se proteger, os moradores gastam cerca de R$ 6,9 milhões por ano com segurança privada. Segundo a pesquisa, há cerca de 450 guaritas no bairro -duas ou três na mesma rua, em alguns casos.
(FS)

Texto Anterior: Bloqueios de bolsão irritam moradores de Interlagos
Próximo Texto: Entenda o que são os bolsões residenciais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.