São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame avaliará alunos de 3ª série do 2º grau

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Nove Estados se candidataram para participar, na próxima quarta-feira, de um exame que tem por objetivo avaliar as escolas e que poderá fornecer um retrato do final do 2º grau no país.
Ao todo, cerca de 659 mil alunos de 5.131 escolas farão a prova. Eles representam mais da metade do total de matriculados na 3ª série do 2º grau no Brasil (cerca de 1,3 milhão, dos quais 80% na rede estadual).
O teste é obrigatório para todos os estudantes da rede estadual que estão na 3ª série do ensino médio de São Paulo, Bahia, Goiás, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe.
Em alguns Estados, houve adesão de escolas particulares e algumas também participarão da avaliação.
Em São Paulo, 325,3 mil alunos de 2.154 escolas farão o teste, que terá 30 questões. Cada um fará prova de só uma das seguintes disciplinas: português, matemática, física, biologia e química.
Cursos profissionalizantes
Os estudantes de cursos profissionalizantes também farão o exame, mas de apenas duas disciplinas: português e matemática. Eles somam 261,2 mil estudantes (cerca de 40% dos 659 mil).
"As secretarias da Educação desses Estados querem uma fotografia da situação das escolas secundárias. Estamos fazendo essa avaliação para atender a uma solicitação feita por elas", disse Maria Helena de Castro, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação que coordenará a prova.
O resultado final será por escola. Cada uma vai receber um boletim sobre seu desempenho no exame. Pelo boletim, as escolas poderão saber quais foram as questões mais problemáticas para seus alunos.
"Os Estados querem trabalhar mais o resultado vinculado à prática da escola", diz Maria Helena.
As questões foram elaboradas com base nas matrizes curriculares de referência do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e terão a abrangência definida pelas secretarias estaduais.
Pré-teste
Essa avaliação pode servir ao Inep como um pré-teste para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que deverá ser aplicado no ano que vem.
O Enem é uma espécie de "provão" e tem como objetivo avaliar os concluintes do ensino médio. Os resultados dessa prova poderiam inclusive ser usados no sistema de seleção para a entrada na faculdade. O exame seria voluntário: cada estudante o faria apenas se assim desejasse.
É, portanto, diferente do teste a ser aplicado na quarta-feira, pois, nesse caso, os alunos não receberão notas.
Mesmo assim, há algumas similaridades entre os dois exames, como questões elaboradas a partir das matrizes curriculares.
A princípio, o Enem deveria ser aplicado já este ano, mas o Ministério da Educação decidiu adiá-lo para 98.

Texto Anterior: Atendimentos aumentaram
Próximo Texto: HC reage e defende hospital psiquiátrico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.