São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Pinheiros, 46% já tiveram transtorno

AURELIANO BIANCARELLI; LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 46% dos moradores da região de Pinheiros (zona sudoeste de São Paulo) sofreram pelo menos um transtorno psiquiátrico ao longo vida. Três em cada grupo de dez tiveram depressão ou ansiedade. Cerca de 17% dos entrevistados manifestaram um episódio depressivo que merecia tratamento médico.
Os dados aparecem em pesquisa coordenada por Laura Helena Silveira Guerra de Andrade, do Instituto de Psiquiatria, que estudou a "prevalência de transtornos psiquiátricos" no entorno do Hospital das Clínicas, "área urbana" com população de classe média.
Foram ouvidas 1.464 pessoas com questionário aplicado por leigos; 400 dessas pessoas foram reentrevistadas por um psiquiatra.
A pesquisa conclui que os "transtornos psiquiátricos são muito prevalentes na população estudada" -estudos clássicos falam em 30% de transtornos na vida, contra 46% da pesquisa do HC.
Segundo o estudo, a mulher têm 2,5 vezes mais chances que o homem de apresentar transtorno ansioso ou depressivo. No caso da bulimia nervosa, as chances da mulher sobem para cinco vezes.
Já o homem têm duas vezes mais possibilidades de se tornar dependente de álcool ou droga.
Na pesquisa, 50% relataram sintomas de alguma doença física crônica, como hipertensão e asma. Cerca de 30% procuraram algum atendimento médico não psicológico no mês anterior à pesquisa mas só 8,3% buscaram atenção psicológica. A conclusão: faltam serviços psiquiátricos.
(AB e LM)

Texto Anterior: HC reage e defende hospital psiquiátrico
Próximo Texto: Primeira fase da GV acontece hoje às 9h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.