São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nome tem origem grega

MARCELO DIEGO
DA REPORTAGEM LOCAL

O que é, poucos sabem, mas basta ver o símbolo para associá-lo imediatamente com a marca. O "swoosh", design gráfico que representa a Nike, está presente hoje nos pés, cabeças e corpos dos principais atletas do mundo.
O "swoosh" foi criado em 1971, pela estudante universitária Caroline Davidson.
Ela conheceu Phil Knight (proprietário da empresa) na Portland State University, onde o empresário dava aulas de contabilidade.
Ele pagou à estudante a quantia de US$ 35,00. Hoje, o valor do símbolo não tem base de cálculo.
O "swoosh" representa o termo Nike, que é uma palavra grega e significa deusa da vitória.
Segundo a mitologia, Nike estaria sentada ao lado de Zeus, o mais poderoso de todos os deuses, no Olimpo.
Segundo o livro "Nike Consume Affairs" (1996), "o 'swoosh' da Nike representa a deusa que inspirou os mais corajosos guerreiros no começo da civilização".
O "swoosh" é famoso em todo o mundo. A Nike vende produtos em 82 países e tem escritórios na Áustria, no Canadá, em Hong Kong, na Holanda e nos Estados Unidos.
A Nike investe em vários esportes (futebol é apenas um deles). Basquete, golfe, hóquei no gelo e atletismo, por exemplo, têm o dinheiro da empresa.
Na última Olimpíada (Atlanta-96), a empresa foi "representada" por mil atletas, distribuídos por 44 países diferentes.
(MaD)

Texto Anterior: Aposta é estratégia da empresa
Próximo Texto: Empresa é alvo de acusação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.