São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bairro tem origem ligada a chácaras

DA REPORTAGEM LOCAL

O bairro do Brás, na região central de São Paulo, caracterizado pelo comércio de mercadorias populares e ponto de sacoleiras de diversas regiões da cidade, não teve sempre essa vocação comercial.
Sua origem está associada às chácaras, que dominaram a região no início do século 18, limitada pelas colinas de São Paulo e da Penha. A única opção de acesso ao bairro era o Caminho da Penha, uma estrada de seis metros, hoje as avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia.
O núcleo do bairro surgiu em 1803, quando a pequena capela construída pelo chacareiro português José Brás, no fim do século 17, foi elevada a matriz do bairro e batizada com o nome de Bom Jesus do Brás.
As linhas de bondes chegaram por volta de 1903 e, com elas, os imigrantes italianos, as fábricas, as oficinas, os hotéis e os teatros.
Dessa forma a região foi se transformando em uma área industrial.

Texto Anterior: Aluguel residencial recua em setembro
Próximo Texto: Cresce venda de imóveis novos no ABCD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.