São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTA

* "Solicito sugestão para uma casa a ser construída num terreno de 1.000 m2."
Luiz Cláudio Marques
Belo Horizonte - MG
Resposta
O ponto de partida é a implantação da residência de modo que todas as áreas de convivência se voltem para os fundos do terreno, onde existe uma bela paisagem.
O pavimento térreo é composto de cozinha, salas de estar e jantar. Esses ambientes têm ótima iluminação natural, proveniente das paredes de vidro, que são protegidas do sol devido às projeções do andar superior e do conjunto de pérgolas (vigas); estas também servem de apoio para plantas.
A cozinha é ampla e tem uma ligação direta com a sala de jantar por meio de uma bancada de granito, que serve de aparador e facilita o trânsito de louças e talheres.
O pavimento superior é composto de dois quartos, uma suíte e um banheiro.
Os quartos têm pisos de pedra ardósia, dando o acabamento nas laterais dos cômodos e rodapés em madeira escura. Os banheiros têm as paredes revestidas com pastilhas cerâmicas.
A implantação garante uma grande área livre nos fundos. O recuo frontal permite a execução de um jardim junto às salas, oferecendo maior privacidade aos moradores.

Sérgio Tanaka, 27, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Texto Anterior: Edifícios inteligentes
Próximo Texto: Móveis inteligentes garantem conforto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.