São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiro de canhão anuncia nova era

DA REDAÇÃO

O antigo calendário russo anunciava o dia 23 de outubro de 1917. O revolucionário Vladimir Ilich Oulianov, conhecido como Lênin, decidiu, com o camarada Leon Trotsky, começar a insurreição no dia seguinte. Os bolcheviques arquitetavam o fim do governo provisório republicano, o substituto do czarismo.
Na Europa, a Primeira Guerra Mundial gerava perdas e crise. O nascente movimento comunista, impulsionado pelas idéias do pensador alemão Karl Marx (1818-83), esperava aproveitar-se das turbulências da "guerra dos capitalistas" para chegar ao poder pela primeira vez.
No dia 25 daquele mês, às 18h, o navio Aurora disparou contra o Palácio de Inverno, em Petrogrado (atual São Petersburgo). Era o começo da Revolução de Outubro, depois comemorada pelos soviéticos a 7 de novembro.
A mudança de data se explica com a adoção, pelo novo poder em Moscou, do calendário gregoriano, criado pelo papa Gregório 13 (1502-1553) ao reformar o calendário juliano.
Os revolucionários anunciaram, entre outras medidas, coletivização da agricultura e estatização da indústria. Era o início da "ditadura do proletariado", imaginada para substituir o capitalismo.

Texto Anterior: Revolucionário vai mal de voto em SP
Próximo Texto: Telefonema comunica derrocada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.