São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franquias de serviços são destaque em feira no Rio

SIMONE CAVALCANTI
ENVIADA ESPECIAL AO RIO DE JANEIRO

O setor de franquias parece estar voltando os olhos para o segmento de prestação de serviços. Prova disso foi a Brasil Franchising Expo 97, que terminou ontem, no pavilhão do Riocentro, no Rio.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), promotora do evento, a participação das franquias de prestação de serviços na feira cresceu em relação ao ano anterior, respondendo por 36% do total de 170 expositoras.
Já o ramo alimentício, que sempre esteve à frente das ofertas de franchising, teve participação reduzida. Este ano foi de 18%.
Uma das novidades da área de serviços foi apresentada pela Baby Boom Club, empresa especializada em aluguéis de carrinhos para crianças em shoppings.
Segundo a marca, o serviço oferece comodidade a mães e acompanhantes que fazem compras com crianças de até cinco anos.
Os carrinhos, coloridos, têm desenhos diversificados, buzina, música e uma sacola acoplada para colocar os produtos comprados.
A empresária Ilana Palatnik, 29, diz que viu o produto em uma feira em Nova Orleans (EUA) e resolveu trazer o modelo para o Brasil.
"As crianças menores são muito ativas, e as mães não conseguem fazer compras sossegadas", diz.
A empresa, aberta há cerca de quatro meses, já tem quiosques em quatro shoppings do Rio e está partindo para as franquias, que exigem investimento de R$ 45 mil.
Outro novidade da feira de franchising ficou com a Mídi Móvel, que lançou uma franquia de um "caminhão-propaganda".
O veículo possui capacidade para 21 painéis do tipo outdoor, que se alternam a cada dez segundos.
Segundo Beto Marqui, 30, responsável pelo franchising da empresa, o sistema existe em países como Estados Unidos, França e Chile e chega agora ao Brasil.
"Como é um projeto diferente, o empresário pode ter mais facilidade para conseguir anunciantes."
Segundo ele, o negócio pode render R$ 20 mil líquidos por mês. Mas o investimento também é de grande porte: US$ 150 mil.
A empresa faz a venda por territórios de circulação e para regiões com mais de 200 mil habitantes.
Uma parceria entre duas empresas, uma francesa e uma norte-americana, resultou nas franquias de salões de cabeleireiros BG Salon Groupe International.
A marca, que conta com uma rede de cerca de 1.500 salões nos dois países, está buscando master-franqueados no Brasil.

Onde encontrar -Baby Boom Club: (021) 439-9106; BG Salon Groupe International: (001-612) 331-8500; Mídi Móvel: (021) 224-9754;

A jornalista Simone Cavalcanti viajou ao Rio a convite da Faga Eventos.

Texto Anterior: Rede de lojas lança perfume por litro
Próximo Texto: Como montar uma empresa de segurança privada?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.