São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perua Renault Laguna 'fala' com motorista em espanhol

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumidor que procura uma perua importada com estilo próprio e linhas agradáveis, e está disposto a desembolsar R$ 47,5 mil, pode encontrar na Renault Laguna Nevada RXE 2.0 uma boa opção de compra. Além do design, a perua oferece outros atrativos, como o dispositivo que "fala" com os ocupantes. Conectado ao computador de bordo, o sistema conta com mensagens pré-gravadas e um alto-falante próprio.
Uma voz feminina traz, em espanhol, mensagens sobre portas mal fechadas, cinto de segurança não conectado, falhas no freio ou pouco combustível no tanque.
É bem mais agradável do que ouvir irritantes alarmes sonoros, principalmente porque os avisos são feitos apenas uma vez.
Há outros atrativos: a Nevada conta com bom pacote de equipamentos de série (airbag duplo e freios antitravamento ABS) e oferece conforto e um bom espaço no porta-malas (520 litros).
Como perua, a Nevada tem uma vantagem extra. É possível manejar a bagagem no porta-malas sem abrir a tampa, através do vidro traseiro, que pode ser aberto por fora.
A dirigibilidade é outro ponto a destacar. A boa impressão é causada, principalmente, pela direção hidráulica, macia, em baixa velocidade, e confiável, em alta.
O motor 2.0 de 140 cavalos, desenvolvido em parceria com a sueca Volvo, proporcionou valores razoáveis em acelerações e retomadas de velocidades médias, em teste da Folha e do Instituto Mauá de Tecnologia. Os engates longos e um pouco imprecisos não ajudaram a obter melhores valores.
A melhor faixa de torque (força) fica perto dos 2.500 rpm, facilitando agilidade no trânsito urbano.
Mas a perua francesa não é um primor em visibilidade. Para os lados, as largas colunas atrapalham o motorista. Atrás, os encostos de cabeça e o pequeno vidro oferecem um campo de visão limitado.
Apesar de agradável de conduzir, deve-se ter cuidado ao rodar nas vias brasileiras. Com seu capô longo e baixo, a Nevada bate o fundo em quase todas as saliências.
Por dentro, o acabamento é de bom gosto, sem exageros. Porém o airbag para o passageiro da frente "roubou" todo o espaço destinado ao porta-luvas.
Para não despertar a cobiça do ladrões, o toca-fitas conta com uma capa protetora, que fecha-se e esconde o aparelho. Ao lado do volante, controles permitem aumentar o volume ou trocar as estações.

Texto Anterior: Sexo e fidelidade dão desconto
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.