São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casos solucionados por exame de DNA

- Personalidades
. Uma história rodrigueana - Paulo César Rodrigues, Sônia Maria Rodrigues e Maria Lúcia Rodrigues afirmam ser filhos de relacionamento extraconjugal do dramaturgo Nelson Rodrigues com Yolanda dos Santos. O sangue dos supostos filhos é comparado ao de três irmãs de Nelson. O índice de paternidade atestado pelo Gene é de 99,9999%.
. O filho do rei da música - Rafael Carlos Torres Braga entra na Justiça com um processo de investigação de paternidade sustentando ser filho do cantor Roberto Carlos. Depois que um teste de DNA feito no Gene dá positivo, o cantor assume o rapaz. Rafael segue a profissão do pai, grava um disco e dá ao "rei" seu primeiro neto.
. A filha do rei do futebol - Sandra Regina Machado afirma ser filha do hoje ministro dos Esportes, Pelé, com a empregada doméstica Anízia Machado. Teste de DNA realizado pelo Genomic confirma a paternidade, mas o ex-jogador não aceita. A Justiça reconhece Pelé como o pai de Sandra, mas o ministro prefere manter distância da filha, que se casa após breve namoro.
. Agnaldo Timóteo, não - A mineira Adriana Conceição dos Santos procura o cantor Agnaldo Timóteo afirmando ser sua filha. Muito surpreso, Timóteo aceita se submeter a teste no Gene. O resultado descarta, como já sabia Timóteo, qualquer possibilidade de Adriana ser sua filha. Os dois se encontram para recolhimento de material e, mesmo com o resultado, viram amigos.

- Serviço público
. O 11º "Carlinhos" - Carlos Henrique Brito, morador do morro da Mangueira, diz ser Carlinhos, o filho de Maria Conceição Ramirez Costa, sequestrado há 24 anos. Brito é o 11º "Carlinhos" a surgir. O exame nega a filiação.
. A falsa mãe adolescente - Uma adolescente de 15 anos faz exame tentando provar que é a mãe que abandonou um bebê num matagal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e depois se arrependeu. O resultado do teste é negativo.
. O octogenário examinado - Um homem de 81 anos, com dois filhos reconhecidos, cinco netos e dois bisnetos, submete-se ao exame para checar a paternidade de um rapaz de 16 anos, filho de uma ex-amante. O resultado ainda não saiu.

- Casos criminais
. Ritual de magia negra - Evandro Ramos Caetano, 6, é sequestrado em Guaratuba (PR). Depois, é encontrado o corpo de um menino sem mãos, olhos, coração e vísceras. Sangue num vaso, possivelmente usado num ritual de magia negra, é de Evandro, confirma exame de DNA feito pelo Gene. Sete suspeitos são presos.
. Com cabelos nas mãos - A empregada doméstica Cleonice Rosa é degolada no apartamento da artista plástica Wanda Pepiliasco, em Londrina (PR). Outra empregada acha o corpo e, segundo a polícia, assume o crime. Depois, ela diz que foi forçada a confessar. É recolhido sangue de vários suspeitos. O de Pepiliasco é compatível com os cabelos encontrados na mão da morta.
. O cadáver do fazendeiro - Um fazendeiro morre no interior de SP e, no velório, um homem aparece dizendo ser seu filho e reivindica parte da herança. Ocorre um bate-boca com os herdeiros legítimos. Uma pessoa sugere a retirada de um pedaço de pele do cadáver para fazer exame de DNA. De madrugada, o corpo some e só é encontrado dias depois pela polícia, na carroceria de uma caminhonete.
. Comentarista perde emprego - Marv Albert, comentarista esportivo da rede de TV norte-americana NBC, é acusado de ter estuprado uma mulher. Albert nega. Exame de DNA mostra resíduos de esperma do comentarista no corpo e nas roupas da vítima. Embora a Justiça ainda não tenha concluído o processo, Albert já foi punido: a NBC o demitiu, num gesto saudado por grupos feministas.
. DNA salva e condena - Em 1981, o pescador Kerry Kotler é preso nos EUA acusado de um estupro. Fica 11 anos preso, até um teste de DNA revelar que ele é inocente. Em 1995, é novamente acusado de estupro -de uma estudante. É feito novo exame de DNA, que incrimina o pescador. Na semana passada, Kerry Kotler foi condenado a 21 anos de detenção.

Texto Anterior: Fabrício quer achar um pai
Próximo Texto: Mercado já movimenta R$ 6,5 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.