São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Negros de classe média são 7 milhões, mostra pesquisa
CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
Essa é uma das conclusões de um levantamento feito por uma agência de publicidade para definir o perfil do consumidor negro. O levantamento feito pela Grottera Comunicação não obedeceu todos os critérios de uma pesquisa tradicional porque foi feita por meio de questionários encartados em uma revista dirigida ao negro, consultando, portanto, o público leitor de revistas, cujo perfil não é igual ao da população brasileira. O total de respostas recebidas foi, porém, bastante expressivo: 3.250, sendo que foram tabulados 1.500 questionários. "O desconhecimento sobre os consumidores negros mostra descaso das empresas. Será que não valeria mais a pena investir em produtos para esses 7 milhões de consumidores aqui no Brasil do que tentar vender mais para os países do Mercosul?", indaga Luiz Grottera, diretor da agência. Consumidor compulsivo Trabalhando há dez anos em finanças, Edson Nascimento, 33, técnico em investimentos da Fundação Cesp, não esconde que gosta de consumir. "Posso me considerar consumidor compulsivo e vaidoso." Ele não se sente, porém, plenamente atendido nas suas necessidades específicas como negro. "As empresas estão despertando para o imenso potencial consumidor da população negra." Texto Anterior: Pequenos e grandes abusos Próximo Texto: Marcas mais lembradas são diferentes Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |