São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
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Marcas mais lembradas são diferentes

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa feita pela Grottera Comunicação descobriu que os consumidores negros preferem marcas de produtos e serviços diferentes da média da população.
Para isso, a pesquisa usou exatamente as mesmas perguntas sobre a preferência dos consumidores feitas pelo Datafolha no seu levantamento anual Top of Mind.
Os resultados foram diferentes dos obtidos pelo Datafolha em oito das 22 categorias de produtos ou serviços pesquisadas.
O levantamento da Grottera não consegue indicar com precisão as razões da preferência do consumidor negro por uma marca porque foi uma pesquisa quantitativa, não qualitativa. "Em alguns casos, é possível imaginar uma explicação", diz Luiz Grottera.
Ele cita um caso: a marca de desodorante mais lembrada pelo consumidor brasileiro, segundo o Datafolha em 1996, foi Rexona. Já a pesquisa da Grottera indicou que 17% dos consultados lembraram primeiro da marca Axe.
"Acho que o nome Axe chama muita a atenção do negro por ser escrito da mesma forma que axé sem o acento agudo".
22 Estados
O levantamento feito pela Grottera procurou levantar as dimensões da classe média negra brasileira como consumidora, sem tentar descobrir seu perfil sociológico ou político.
Segundo os dados mais recentes do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 1995, 5% da população brasileira se classifica como negra e outros 40%, como parda (conforme a terminologia oficial). No total, são 68,6 milhões de negros e pardos.
A Grottera recebeu 3.250 respostas dos questionários encartados na edição de agosto da revista "Raça Brasil".
Foram usadas 1.500 respostas, sendo que os critérios para tabulação seguiram o perfil médio do leitor de revistas segundo a Marplan.
Foram recebidas respostas de 22 Estados, sendo que 60% dos questionários foram enviados de capitais e 40% de cidades do interior.

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