São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos do 2º grau fazem exame do MEC amanhã

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Amanhã, 325,3 mil alunos da 3ª série do 2º grau do Estado de São Paulo participarão do maior exame já ministrado pelo Ministério da Educação. O objetivo é avaliar as escolas de ensino médio.
Os estudantes paulistas representam quase a metade do total de alunos que farão a prova: 659 mil. O teste está sendo realizado a pedido das secretarias da Educação de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Rondônia, Goiás e Bahia. A prova é obrigatória para os concluintes do 2º grau da rede pública desses Estados.
Cada turma fará prova de português, matemática, física, biologia e química. Cada aluno responderá a 30 questões de uma disciplina.
Os estudantes de cursos profissionalizantes (261,2 mil) farão prova de português e matemática.
Os alunos responderão também a um questionário socioeconômico, que trará informações como renda familiar, escolaridade dos pais e hábito de ler jornais.
O objetivo do teste e do questionário é traçar um retrato dos concluintes do ensino médio nesses Estados, que concentram mais da metade das matrículas na 3ª série do 2º grau.
Para Maria Helena de Castro, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a realização desse exame é um avanço no processo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem é uma espécie de provão para a 3ª série do 2º grau que tem por objetivo avaliar o aluno. Ele poderá servir inclusive como credencial no acesso a universidades, mas a participação do estudante será voluntária, segundo o MEC.
O exame deve começar a ser implantado em 98. "Com essa prova agora, vamos calibrar questões para o ano que vem. À medida que o Enem for sendo implantado, teremos a possibilidade de medir o valor adicionado pelo ensino superior", diz Maria Helena.

Texto Anterior: Em SP, metanol matou 4 em 92
Próximo Texto: Garoto é perseguido e desaparece na USP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.