São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Causa de blecaute é estrutural, diz engenheiro

DA REPORTAGEM LOCAL

A interrupção no fornecimento de energia elétrica não é um simples reflexo da queda das torres de transmissão no Sul do país. Os blecautes têm causas estruturais que podem ser explicadas pela degradação do sistema energético brasileiro nesta década.
A análise é do diretor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Pinguelli Rosa, que afirma que os cortes de energia são apenas a parte visível do problema.
"O sistema está vulnerável. Quando ocorre um acidente como esse, pagamos o preço dos erros cometidos nos últimos anos", diz.
Pinguelli cita dois exemplos. "A hidrelétrica de Serra da Mesa (no Centro-Oeste), que já deveria estar operando, só deve entrar em funcionamento em dezembro por causa do atraso na privatização."
"Já a usina de Angra dos Reis continua parada há cerca de 50 dias por causa de um vazamento, diminuindo muito a potência do sistema", afirma Pinguelli.
Segundo ele, as dificuldades enfrentadas hoje têm origem na falta de um planejamento histórico do governo.

Texto Anterior: Corte de energia vai atingir 10 mi em SP
Próximo Texto: RS tem corte de 52 minutos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.