São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regalias e controles se estendem ao PAS

ROGÉRIO PANDA; ROBERTO COSSO
DA "FOLHA DA TARDE"

Os módulos do PAS (Plano de Atendimento à Saúde) só fazem atendimento completo de doentes que moram em outros módulos com pedido de um vereador. Caso contrário, o PAS dá o atendimento de urgência e encaminha o doente para o módulo de origem.
A informação é de Tomaz Antonio Cardozo de Almeida, presidente da Cooperpas 12 (Jabaquara) e diretor do hospital municipal da região. Os módulos do PAS são loteados como as administrações regionais, entre os vereadores que fazem parte da base governista na Câmara Municipal.
Cardozo de Almeida afirma que a principal vantagem de controlar um módulo do PAS é ter atendimento preferencial. "Tem vereador que não mora no módulo onde tem influência e às vezes ele precisa de atendimento médico. No módulo dele, ele garante o atendimento, a internação."
Ele afirma que seu módulo não é controlado por nenhum vereador, que atende indistintamente a todos os parlamentares e que já recebeu inúmeras cartas de vereadores pedindo atendimento. Ele admite, contudo, que o vereador Jooji Hato (PMDB) é quem mais faz pedidos ao módulo.
Hato é apontado na Câmara Municipal e na Prefeitura de São Paulo como controlador dos módulos 3 (Saúde/Ipiranga/Sapopemba) e 12 (Jabaquara). Ele nega que tenha controle, mas admite que envie doentes para todos os módulos. "Nunca mando carta, prefiro sempre ligar para o diretor do hospital", afirma.
A "Folha da Tarde" apurou junto a um alto funcionário da Secretaria Municipal de Saúde que as regalias de vereadores que controlam os módulos do PAS também passam por arrumar empregos para seus correligionários e indicar empresas a serem contratadas para prestar serviços ou fornecer materiais.
(RP e RC)

Texto Anterior: 'Participação é legítima'
Próximo Texto: Braço direito de Pitta decide como 'lotear'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.