São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pragmatismo financeiro reforça Flamengo

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Não é só espírito esportivo que levará o Flamengo a jogar com força quase máxima hoje, diante do Corinthians. O pragmatismo financeiro foi decisivo para a manutenção dos titulares.
O clube carioca, atualmente em quinto no Brasileiro, quer manter a posição ou pular para quarto e, assim, pegar o Vasco nas semifinais, se o time de Edmundo mantiver a liderança da competição.
Com dois clássicos -turno e returno- opondo as duas maiores torcidas do Rio no estádio do Maracanã, os clubes poderiam, enfim, lucrar com rendas.
Diplomaticamente, o Flamengo divulgou que a escalação do time principal é uma concessão ao Fluminense, interessado na derrota do Corinthians para não ser rebaixado para a segunda divisão.
Mas foi só diplomacia. O que interessa mesmo é pegar o Vasco.
A fase semifinal terá dois grupos, com quatro times cada, classificando para a decisão os vencedores das chaves.
O Grupo A reunirá o primeiro, o quarto, o quinto e o oitavo colocados da fase classificatória. O Grupo B terá o segundo, o terceiro, o sexto e o sétimo.
Para sair do Maracanã com algum tostão, o Flamengo precisa levar pelo menos 15 mil pagantes ao estádio e vencer, ficando com 60% da arrecadação líquida.
Nos dois jogos mais recentes, contra Coritiba e Vitória, o público não chegou a 10 mil.
Não têm faltado jogos ao Flamengo. Com as seis partidas confirmadas nas semifinais, a equipe alcançará a casa das 80 neste ano.
O cansaço levou o técnico Paulo Autuori a programar o descanso de muitos titulares nas últimas partidas da primeira fase, mas o anseio de enfrentar o Vasco na segunda fase o fez recuar.
Hoje, dois titulares ficarão fora para descansar: o meia defensivo Jamir e o meia Lúcio.
Para muitos torcedores, no entanto, a saída dos dois, que têm jogado mal, não prejudicará o time, muito pelo contrário.
Sem Lúcio, o Flamengo terá o polonês Piekarski. No lugar de Jamir, cuja precisão no passe tem sido deficiente, entra Jorginho.
Contra o Corinthians, o atacante Sávio deve forçar o terceiro cartão amarelo para entrar "zerado" na próxima fase.

Texto Anterior: 'Xinguem no estádio', diz Mirandinha
Próximo Texto: Queda levaria time a campos esburacados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.