São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma idéia que continua se realizando

SUELY ROLNIK

Há uma famosa frase de Mário Pedrosa que vem ressoando há várias décadas, na qual ele define a arte como "o exercício experimental da liberdade". Essa frase, pronunciada acerca dos neoconcretos Lygia Clark e Hélio Oiticica, poderia traçar uma linha que os liga a seus antepassados do movimento antropofágico e a inúmeros de seus contemporâneos -alguns de sua geração, especialmente Glauber Rocha; outros da geração seguinte, por exemplo, Julio Bressane, no cinema, e os poetas/compositores tropicalistas, com suas requintadíssimas obras de canção popular. O movimento tropicalista já nasceu sob o signo desse elo, um neo-antropofagismo, segundo Caetano Veloso.
Cada um dos criadores que povoam essa linha incorpora o banal, à sua maneira, afirmando uma estética viçosa e inventiva que impregna o cotidiano brasileiro e que não havia sido inscrita no sistema oficial da cultura. Eles não só trazem essa estética para a cena artística, mas a misturam com as mais sofisticadas e experimentais referências eruditas dos assim chamados "centros hegemônicos".
Mas a linha do "exercício experimental da liberdade" não se esgota nesses criadores; ela continua reatualizando-se , estendendo-se ao contemporâneo e ligando outras tantas obras. É nítida sua presença no trabalho de Tunga, por exemplo, no qual se articula uma fórmula singular de reativação dessa marca antropofágico-neo-concreto-tropicalista da cultura brasileira. (...)
O assim chamado "Movimento Antropofágico" extrai e reafirma a ética que preside esse ritual-devorar os seus outros, mas apenas os bravos, pois que espíritos fracos poderiam ser veneno para seus corpos-, fazendo-a migrar para o terreno da cultura.
Levado para esse terreno, o princípio da antropofagia consiste em se banquetear com universos de referência das culturas "colonizadoras" (e não só delas), devorá-los na íntegra, ou somente pedaços seletos, e misturá-los à vontade num mesmo caldeirão, sem qualquer pudor de hierarquia a priori ou de adesão mistificadora.
Mas atenção: só entram no cardápio da ceia antropofágica as idéias alieníginas que, absorvidas pela química da alma, possam revigorá-la, trazendo-lhe linguagem para compor a cartografia singular de suas inquietações

Trecho de ensaio de Suely Rolnik publicado no catálogo da retrospectiva da obra do artista plástico brasileiro Tunga, nos EUA.

Texto Anterior: Antropofagia é crítica a velhos modelos
Próximo Texto: Buemba! Crentes tiram o Edmundo do capeta!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.