São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navegar na Internet fora do ar dá certo e sai mais barato

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

O navegador de primeira viagem pode se assustar ao receber as contas de telefone e do provedor de acesso à Internet. Saiba então que é possível economizar sem deixar de aproveitar a rede.
Faça suas contas. Se você navega pela Internet quatro horas por dia, durante 20 dias, sua linha telefônica fica ocupada 80 horas.
O motivo de tantos cálculos é justo. É possível economizar, pesquisando na Internet e guardando as páginas para fazer a leitura sem estar conectado na rede.
Critérios para cada navegador
Cada programa trabalha de forma diferente. O "Internet Explorer 3.0", da Microsoft, guarda as páginas visitadas se você colocá-las na pasta Favoritos.
Essa dica, no entanto, não vale para o "Communicator", da Netscape. Nesse caso, é preciso guardar as páginas de outra forma.
No programa de navegação da Microsoft, tudo o que você tem a fazer é abrir a página, esperar que ela seja carregada totalmente e guardá-la no item Favoritos.
Lembre-se de que não é possível guardar todo o site. É preciso abrir página por página dele. Um exemplo é o endereço de um jornal.
Se quiser ler os textos da seção de economia, terá de abrir um por um e guardá-los em Favoritos.
Nas últimas versões do programa da Netscape (3.0 e 4.03), não adianta nada guardar o página carregada em Marcadores.
Depois de desconectado, se o internauta tentar ler o site, vai dar de cara com a mensagem: "O Netscape Navigator não localizou o servidor: www.xyz.com. O servidor não possui uma entrada DNS. Verifique o nome do servidor no endereço (URL) e tente novamente".
Os internautas que trabalharem com o programa da Netscape e quiserem economizar tempo de pesquisa vão precisar gravar as páginas em uma pasta. Ela pode ficar mais acessível se estiver na área de trabalho. Também pode ficar no disco rígido do micro.
Espere carregar toda a página e clique no item Arquivo e Salvar como. Um atalho é pressionar as teclas Control e S simultaneamente.
Vai abrir um quadro. Clique na primeira pasta, com formato de flecha para cima. Determine um lugar no disco rígido. Se não tiver, clique na pasta ao lado para criar uma somente para leitura de páginas da Internet.
Uma alternativa é criar uma pasta na Área de trabalho e dar o nome de Pesquisa off line. A seguir, grave todas as páginas pesquisadas nessa pasta. Depois que estiver desconectado, abra o site. Você também tem a opção de dar o nome que quiser à página gravada. Facilita o trabalho na pesquisa.
"Explorer 4" guarda sites
Para os internautas que já estão trabalhando com a nova versão do "Explorer", da Microsoft, uma novidade. Não é mais preciso ficar guardando as páginas pesquisadas no item Favoritos ou, então, gravar as páginas em alguma pasta.
O programa guarda as páginas visitadas no item Histórico por alguns dias, que podem ser definidos pelo dono do micro.
Se quiser alterar, clique em Exibir, Opções da Internet e na guia Geral. No último item, defina o número de dias. As opções vão de 0 a 999, mas lembre-se de que quanto mais dias você armazenar mais espaço será ocupado em seu disco rígido.

Texto Anterior: Entidade queixa-se de mau atendimento
Próximo Texto: Como resolver problemas de GPF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.