São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
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Os números de telefone vão desaparecer

BILL GATES

Pergunta - Você acha que os números de telefone vão desaparecer e que, em vez disso, vamos todos ter endereços de e-mail? (leQencounter@ farpoint.org).
Resposta - Sim, os números de telefone vão desaparecer. Quando você quiser entrar em contato com alguém, vai utilizar algo baseado nos nomes dos e-mails que temos hoje, tanto para fazer uma ligação de voz, quanto para enviar uma mensagem ou ligar para o bip da pessoa.
Primeiro você vai indicar quem você quer contatar, selecionando o nome em um caderno pessoal de endereços ou tirando-o de uma pasta grande. Depois vai escolher o tipo de contato que quer. O resto ficará a cargo dos softwares.
É claro que a pessoa com quem você quer se comunicar -ou o software dela- vai determinar se esse contato será completado ou não.
Mensagens de publicidade ou pessoas desconhecidas e telefonemas de pessoas, pedindo doações, não serão completados, a não ser que o destinatário queira recebê-los.
Os números de telefone não são uma boa maneira para identificar as pessoas. Eles não são descritivos, sempre os perdemos, e várias pessoas utilizam o mesmo número (em casa, por exemplo).
Os nomes de e-mails usados atualmente também têm falhas que precisam ser sanadas. Os nomes precisam ser únicos e diferenciados e acompanhar você do trabalho para casa e de um emprego a outro.
Hoje em dia, o nome de domínio de seu e-mail (como o microsoft.com em johndoe@ microsoft.com), geralmente, é o do lugar em que você trabalha. Se você muda de emprego, seu nome de e-mail muda também.
As pessoas podem tornar-se assinantes de provedores externos, nos quais obtêm um nome de e-mail que podem utilizar por tempo indefinido, mas esses provedores têm usuários com nomes idênticos.
Existem listas, contendo informações sobre as pessoas, que podem ajudar a identificar de qual "José da Silva" se trata, mas as listas que contêm muitas informações podem despertar preocupações relativas à privacidade dos usuários.
As falhas dos nomes de e-mails serão resolvidas. É preciso que isso aconteça, porque os números telefônicos constituem endereços insuficientes em um mundo em que a presença das comunicações é cada vez maior.
Pergunta - Parece que a cada seis meses a velocidade dos PCs aumenta, mas o preço de um PC considerado veloz sempre gira em torno dos US$ 3.000. Você acha que vai chegar o dia em que os melhores PCs custem menos de US$ 1.000? Ed Band, Roselle, Nova Jersey (edband@worlnet.att. net).
Resposta - O preço do PC médio vem caindo nos últimos meses. Até mais ou menos um ano atrás, o preço médio do PC não havia caído em dez anos. Toda a inovação da indústria era aplicada no aumento da potência dos PCs, porque potência era o que o mercado mais queria.
Isso não mudou por completo, mas agora algumas das inovações estão sendo canalizadas no sentido de baratear os PCs.
O preço mínimo de um computador pessoal caiu de US$ 1.500 para US$ 1.000, e, nos Estados Unidos, já estão sendo vendidas configurações incrivelmente competitivas por menos de US$ 2.000.
A razão pela qual o valor dos PCs mais modernos girou em torno de US$ 3.000 por tanto tempo é que o preço era suficientemente baixo para que a máquina fosse comprada por um grande número de pessoas e, ao mesmo tempo, suficientemente alto para incentivar as empresas de hardware e software a investir pesadamente nela.
Pergunta - Com a tendência atual demonstrada pela maioria das indústrias, de adotar a computação cliente/servidor, utilizando PCs, o que o futuro reserva para as indústrias que conservam a arquitetura de minicomputador ou a de mainframes? Raymond Mong Lek Keong, Malásia (LKMong@hlgs. hongleong.com.my).
Resposta - As indústrias vão se dar bem, desde que se mantenham a par das inovações tecnológicas.
As empresas que não usaram mainframes e minicomputadores no passado não vão adotá-los no futuro. Mesmo entre as companhias que estão usando "metal pesado" hoje, esse uso vai diminuir com o passar do tempo.
A indústria dos computadores pessoais está ficando mais eficiente na hora de integrar os velhos sistemas legados do passado com os sistemas novos.
Por exemplo, uma empresa pode passar informações para a Internet mesmo que elas saiam de um banco de dados mantido em um mainframe.
Mas sempre que uma empresa quiser fazer alguma coisa nova, como escrever um novo programa, ela o fará para a arquitetura de PC.
Com o tempo, os sistemas antigos vão desaparecer, e as empresas que os usavam vão se sincronizar com as companhias mais novas.
Pergunta - Quais são os deveres do presidente ou do presidente do conselho de direção de uma grande empresa? Tom Ferguson, Filadélfia (utfergus@king.mcs.drexel. edu).
Resposta - O executivo-chefe é responsável pelo sucesso da organização.
Se você é o executivo-chefe, você precisa entender os pontos fortes da companhia e saber como consolidar e ampliar esses pontos fortes.
Você precisa entender como o ambiente competitivo vai mudar. Precisa montar uma equipe administrativa -em todos os setores, entre eles o de vendas, marketing e tecnologia- adequada aos pontos fortes da empresa e ao mercado futuro.
Como o contexto geral em que as empresas operam está se transformando, hoje em dia é quase impossível uma única pessoa administrar uma empresa.
Embora o mundo muitas vezes enxergue apenas a figura da pessoa que ocupa o cargo de executivo-chefe, na realidade a única abordagem que funciona bem para a maioria das empresas, hoje em dia, é a abordagem de equipe.
A pessoa que está no alto, o líder da equipe, precisa articular o rumo que a companhia vai seguir, quais são os desafios que ela enfrenta e o que ela tem a ganhar e a perder com as opções que faz. E ela precisa fazer isso com lógica e com entusiasmo.
Se você é executivo-chefe, uma vez que tiver decidido o que precisa ser feito, quem vai fazer e como a empresa vai reagir às surpresas, terá bastante liberdade em relação aos detalhes. Não existe mágica nisso, desde que você escolha pessoas que se dão bem e que formam uma boa equipe.

Cartas para Bill Gates, datilografadas em inglês, devem ser enviadas à Folha, caderno Informática -al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP- ou pelo fax (011) 223-1644. A correspondência pode ser enviada ao endereço eletrônico askbill@microsoft.com.

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