São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desvalorizar real é a saída, diz Pratini

FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), Marcus Vinícius Pratini de Moraes, defendeu ontem uma desvalorização mais acelerada do real frente ao dólar para que as exportações brasileiras possam crescer num ritmo mais rápido.
"A minha proposta é que seja numa velocidade maior do que está sendo feito hoje, no mínimo 0,5% a 0,6% acima da inflação todo mês", disse.
Para ele, mais do que a valorização do real, os exportadores brasileiros estão perdendo com a valorização do dólar frente às moedas européias e asiáticas, onde a desvalorização chega a um mínimo de 20%, no caso da França, e 50%, na Ásia.
Por causa dessa conjuntura, diz Pratini, a participação do mercado asiático na pauta de exportações brasileiras caiu de 17,5% ano passado para 15% este ano.
Ele criticou novas medidas de apoio às exportações, que deverão ser anunciadas pelo governo. "Não adianta criar mecanismos que depois não são aplicados. Não precisa inventar mais."

Texto Anterior: Juro alto terá impacto de R$ 670 mi nas contas públicas, diz secretário
Próximo Texto: Menem adia privatização de 33 aeroportos e enfraquece ministro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.