São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade recebe hoje estátua de Lênin

DO ENVIADO ESPECIAL

A cidade de Leninsk não se incomoda em remar contra a atual maré da história russa. Inaugura hoje um monumento em homenagem a Vladimir Lênin, o fundador da URSS, depois de a Rússia, impulsionada pela onda anticomunista, passar por uma "caçada" às estátuas do líder da Revolução de 1917.
A administração de Leninsk (região de Volgogrado, sul da Rússia européia) havia encomendado há cerca de 8 anos o monumento em bronze, de quatro metros de altura. Na época, ainda era politicamente correto promover homenagens aos dirigentes do PC da URSS.
O monumento, de duas toneladas e feito na então Leningrado (hoje São Petersburgo) amargou o início dos anos 90 num depósito. Hoje, o neocomunismo comanda a Prefeitura de Leninsk e resolveu resgatar a peça.
O monumento vai decorar a praça central de Leninsk. A cidade também resistiu à idéia de mudar de nome, como ocorreu com Leningrado, que recuperou a denominação dos tempos do czarismo.

Texto Anterior: Gorbatchov tenta 'salvar' Lênin
Próximo Texto: Reformas reduzem expectativa de vida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.